Nesta sexta (22) o município de Caruaru aderiu à Mobilização Nacional de Combate à Dengue, com uma visita dos agentes de combate às endemias (ACE) do município ao bairro do Salgado. A ação articulada pela Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da Vigilância Ambiental, envolveu 65 agentes, que percorreram 2.500 imóveis. Houve também distribuição de peixes larvófagos (predadores do Aedes Aegypti) na Praça João Cabeludo.
Caruaru aderiu à mobilização nacional, antecipando para esta data, a ação alusiva ao ‘Dia D’ que vai ser realizada por estados e municípios neste sábado (23). “O trabalho que as equipes executaram hoje é realizado durante todo o ano, que é o de orientação e eliminação dos focos do Aedes Aegypti em residências do município”, enfatizou o gerente de Vigilância Ambiental de Caruaru, Sérgio França. Entre os dias 2 de janeiro e 31 de outubro de 2024, a Equipe de Controle das Arboviroses de Caruaru visitou 598.919 imóveis no município.
Em relação aos números das arboviroses em Caruaru, no período de 1º de janeiro a 16 de novembro de 2024, foram registrados para a dengue: 221 casos prováveis, 3.813 casos descartados e 177 casos confirmados; para Chikungunya: 19 casos prováveis, 1.244 casos descartados e 14 casos confirmados; para a Zika foram: 4 casos prováveis, 832 casos descartados e nenhum caso confirmado.