CIDADES Candeias - BA
Professores da rede de ensino de Candeias participam de formação do A Tarde Educação
Transformar jornais em ferramentas de aprendizado. Com este objetivo, professores da rede municipal de ensino participaram, nesta terça (26.nov), d...
26/11/2024 18h40
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Candeias - BA

Transformar jornais em ferramentas de aprendizado. Com este objetivo, professores da rede municipal de ensino participaram, nesta terça (26.nov), do encontro formativo do Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, em parceria com a Prefeitura de Candeias.

A formação teve como tema “Alfabetização e Letramento” e foi conduzida pela pedagoga Jessica Gouveia, na Sede da Secretaria de Educação (SEDUC).

Durante o encontro, os docentes discutiram temas fundamentais para o processo de ensino, como as etapas da alfabetização, métodos pedagógicos, letramento, desafios enfrentados em sala de aula e estratégias para potencializar o aprendizado.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA

Fabrícia dos Santos, professora e técnica pedagógica da SEDUC, destacou a relevância do encontro para a melhoria da prática docente. “Essa formação é muito importante porque dialoga com o tema anual da alfabetização e letramento. É mais uma oportunidade de trocar experiências e discutir o uso de ferramentas, como o jornal, para alfabetizar e, ao mesmo tempo, desenvolver o letramento dos estudantes. Além disso, a formação também contribui para a recomposição das aprendizagens, um ponto essencial no cenário atual”, explicou.

Sobre o Programa A TARDE Educação

O Programa A Tarde Educação é uma iniciativa que utiliza o jornal como ferramenta pedagógica para estimular a leitura crítica e o aprendizado em áreas como geografia, história, matemática e língua portuguesa. Por meio de atividades práticas e contextualizadas, como concursos culturais e capacitações online na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), o programa
estimula a formação de leitores críticos e contribui para o desenvolvimento educacional.

Premiado nacional e internacionalmente, o programa já conquistou o World Young Reader Prize (2012) e o Prêmio Viva Leitura (2008).

Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA