content-single">
A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promove até o dia 7 de dezembro um evento especial na Escola do Saber, com o objetivo de valorizar e compartilhar as experiências pedagógicas realizadas ao longo do ano letivo na Educação Infantil e Ensino Fundamental. O encontro reúne professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal para apresentarem mais de 150 práticas educativas que impactaram positivamente o aprendizado dos estudantes e reforçaram a qualidade do ensino no município.
Entre as iniciativas destacadas no evento, estão projetos que aliam criatividade, tecnologia e inclusão, trazendo impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem. A “Horta Suspensa: Cultivando Conhecimento e Sustentabilidade”, promove o cultivo de alimentos associado a aulas práticas de ciências e conscientização ambiental. O “Código dos Cosmos” trabalha conceitos de astronomia e programação de forma lúdica, enquanto o “Reflora Tecnológica” utiliza ferramentas digitais para estudar a flora local.
Também ganham destaque projetos voltados à inclusão, como o “Ensino de Práticas de Higiene para Estudantes com Deficiência no Atendimento Domiciliar”, que reforça cuidados com a saúde; e “O Reino da Inclusão: Um Futuro Brilhante para Todas as Crianças”, que incentiva a equidade no ambiente escolar. Além disso, o projeto “Implantação de Salas Temáticas como Instrumentos de Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil” inova ao criar espaços adaptados para estimular a autonomia e a participação ativa dos estudantes no aprendizado.
O evento é uma oportunidade para que os professores compartilhem suas metodologias, inspirem colegas e construam um ambiente colaborativo no qual boas ideias possam ser replicadas e aprimoradas em outras escolas e creches. Segundo a Secretaria de Educação, essas práticas representam o compromisso da rede municipal em oferecer um ensino que vai além da sala de aula, promovendo a autonomia dos estudantes e integrando a comunidade ao processo educacional. A iniciativa reflete o esforço contínuo da Prefeitura de Petrolina em fomentar a inovação no ensino, além de servir como um reconhecimento ao empenho dos educadores, que atuam como agentes de transformação social.