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PRODECON de Petrolina dá dicas de como evitar cair em armadilhas nas compras de final de ano
content-single">Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PEO mês de dezembro é marcado por uma grande movimentação no comércio, é possível notar ...
03/12/2024 16h14
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE

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Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE

O mês de dezembro é marcado por uma grande movimentação no comércio, é possível notar aquela ‘correria’ para conseguir adquirir todos os presentes a tempo para o Natal e Ano Novo. As lojas físicas e virtuais costumam bater recordes de venda. No entanto, o número de reclamações e golpes também aumenta nesse período. Com o intuito de evitar desgate desnecessário, a Prefeitura de Petrolina, através do PRODECON, explica em que os consumidores precisam ficar atentos na hora de fechar as compras.

É necessário que a população tenha consciência dos seus direitos. Após realizar qualquer compra, é importante exigir a nota fiscal, que é um documento oficial que aponta a data, o local e o que foi comprado, que funciona como uma garantia caso tenha problemas futuros. As políticas de trocas nos estabelecimentos são importantes, principalmente se a compra é para presente. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, nenhuma loja é obrigada a trocar um produto depois da compra, a não ser que venha a apresentar defeitos ou se tiver política de troca. Então, antes de finalizar, é necessário verificar com o estabelecimento quais são as regras.

Com relação as compras on-line, é necessário estar atento a confiabilidade do site, não clicar em links enviados por e-mail ou redes sociais e desconfiar de preços muito abaixo do normal. É muito comum que no mês de dezembro as compras tenham um prazo de entrega diferente dos demais meses do ano, devido ao aumento no volume de encomendas. Caso o lojista não cumpra o prazo determinado, a orientação é acionar a empresa pelos canais de atendimento.

Por fim, fique de olho nas condições de garantia. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo de garantia é de 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos, e 90 dias para produtos duráveis. Caso precise fazer algum tipo de denúncia o Prodecon de Petrolina atende, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Núcleo Administrativo Municipal, na Avenida Coronel Clementino Coelho, n° 174, no bairro Parque Bandeirantes (Atrás da Banca). Para dúvidas, o número de contato de telefone e Whatsapp é (87) 3983-6435.