A Prefeitura de Caruaru esteve reunida na sede da empresa Google em São Paulo, nessa terça-feira (10), com representantes de diversas empresas de tecnologia, como a 4smartcloud, Bright Cities e da rede Connect Smart Cities.
Este encontro visou apresentar aos representantes de diversos municípios brasileiros toda potencialidade de uso de ferramentas digitais como o Google Maps e Waze for Cities com vistas a fortalecer as políticas públicas de mobilidade urbana sustentável, bem como a disseminação e utilização de dados e indicadores para monitoramento em tempo real do trânsito das cidades.
Caruaru vem buscando ampliar o uso de ferramentas digitais em seu planejamento viário e de circulação urbana e, neste sentido, o uso de novas ferramentas de tecnologia permite total aproveitamento dos dados gerados pelos aplicativos de mobilidade, favorecendo uma melhor tomada de decisão e melhor eficiência nas ações e obras de mobilidade e sinalização.
Durante a visita, foram apresentadas as estratégias de atuação do Google e das empresas parceiras, que atuam com plataforma de Georreferenciamento no tripé Mobilidade, Sustentabilidade e Economia. Além disso, foram apresentados casos práticos de cidades como São Caetano do Sul, em São Paulo, que vem aplicando e desenvolvendo soluções integradas como a Green Light, que é um sistema que avalia e propõe ajustes contínuos na rede de semáforos a partir da movimentação dos usuários, favorecendo a circulação e a redução do tempo de deslocamento.
A visita marcou um importante passo para o fortalecimento de uma nova cultura de uso e monitoramento de dados e indicadores de mobilidade, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Caruaru com a eficiência no uso dos recursos disponíveis, ampliando a qualidade de vida do cidadão caruaruense.
“Destaco a importância da inovação tecnológica para transformar o trânsito em um ambiente mais eficiente e sustentável. A utilização de novas tecnologias, como aplicativos digitais de transporte e sistemas inteligentes de gestão de tráfego, pode reduzir congestionamentos, melhorar a fluidez do trânsito e, principalmente, minimizar os impactos ambientais causados pelo transporte, tudo isso foi visto nesse encontro e estamos saindo daqui com uma vasta bagagem de conhecimentos” destacou o presidente da AMTTC, Edson Nóbrega.