Nesta terça-feira, 17, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), realizou a solenidade de encerramento do curso de Francês para servidores públicos. A formação, ofertada pela Escola de Governo em parceria com a Aliança Francesa, teve como objetivo qualificar os servidores estaduais e ampliar suas habilidades linguísticas, promovendo mais oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Durante o evento, foram entregue os certificados aos servidores que concluíram o Curso de Francês e anunciada a lista dos 18 servidores aprovados no DELF A1 (Diplôme d’Études en Langue Française) – diplomas oficiais do Ministério da Educação Nacional Francês, que atestam as habilidades em francês de candidatos estrangeiros.
A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, destacou a importância da qualificação contínua dos servidores. “Esse curso oferece a oportunidade de termos servidores mais preparados em todos os órgãos do Estado, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade do serviço público prestado à população. Um ano depois, colhemos os frutos dessa semente plantada e seguimos aprofundando e consolidando novos ganhos para os servidores”, afirmou Lucivanda. Ela também falou sobre os planos futuros. “A escolha do francês foi estratégica, pensando no futuro. Vamos continuar avançando também no inglês e em outras iniciativas da Escola de Governo. Nossa expectativa é ampliar o número de turmas e oferecer mais oportunidades para os 45 mil servidores ativos do Estado”, acrescentou.
O diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, comemorou o impacto positivo do curso na vida dos servidores. “É fundamental que os servidores públicos se sintam valorizados e reconhecidos. Aprender francês ou se aprofundar na língua é uma forma de se conectar com uma cultura rica e transformadora, que teve um grande papel na formação da civilização moderna”, disse Mangueira. Ele também parabenizou os participantes pela dedicação e esforço ao longo do curso, que exigiu compromisso, especialmente para aqueles com rotinas desafiadoras.
Professora da rede estadual e aluna do curso, Roberta Brito Lima compartilhou sua experiência com o aprendizado. “Sempre esperei uma oportunidade como essa. A língua francesa tem uma grande importância cultural, inclusive nas bases da nossa Constituição. Como professora, faço um apelo para que o curso continue, pois ele impacta diretamente na sociedade e no nosso crescimento pessoal e profissional”, afirmou.
A policial militar Fátima Camila Oliveira, também aluna do curso, falou sobre como a experiência enriqueceu sua vida. “Como funcionária pública, essa foi a primeira oportunidade que tive de aprender uma nova língua. A parceria com a Escola de Governo foi excepcional, e eu espero que o curso continue, pois acredito que isso impacta positivamente na minha vida profissional e pessoal”, disse Fátima, expressando seu desejo de continuar os estudos no francês até o nível avançado.
O professor e coordenador da Aliança Francesa, Bruno Guimarães, também destacou o sucesso da parceria com a Escola de Governo. “Graças a essa colaboração, conseguimos abrir novos caminhos para os servidores, proporcionando a eles a oportunidade de explorar o mundo através da língua francesa”, concluiu.
O curso de Francês para servidores públicos é uma das várias iniciativas do Governo de Sergipe para promover a capacitação e valorização dos seus servidores, com a intenção de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.