Com o objetivo de capacitar e aprimorar as habilidades dos policiais penais no enfrentamento de situações de risco durante a condução de veículos, a Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), em parceria com a Polícia Militar de Sergipe (PMSE) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, promoveu, nos dias 19 e 20, o curso de Direção Tática (direção defensiva, ofensiva e evasiva). A iniciativa busca fortalecer a segurança nas operações, aumentando a eficiência das equipes e minimizando riscos durante o transporte de detentos e em outras situações de emergência.
O curso, ministrado por dois especialistas da SMTT Aracaju e dois da PMSE, foi dividido em aulas teóricas e práticas. Além de conteúdos voltados para legislação e sinalização de trânsito, os policiais penais aprenderam conceitos de segurança veicular, estratégias de fuga de emboscadas, manobras de alta precisão, controle do veículo em situações extremas e técnicas para evitar capotamentos ou perdas de controle em alta velocidade.
“A capacitação ofereceu aos participantes noções de dirigibilidade preventiva, ofensiva e evasiva durante as ações de segurança, escolta e remoção realizadas no âmbito do sistema prisional sergipano. Tudo isso para que os policiais penais possam conduzir os veículos de forma segura, minimizando com isso a possibilidade de envolvimento em acidentes que possam colocar a sua vida e a de terceiros em risco”, explica o diretor da Egesp, Sydney Marinho.
Aprendizado na prática
Durante o treinamento prático realizado no Kartódromo de Aracaju, que contou também com o apoio de três profissionais do Serviço de Motolância do Samu Sergipe, os 24 participantes tiveram que realizar manobras rápidas e precisas, como curvas em alta velocidade, reversões em espaços restritos, frenagens bruscas e esquivas de obstáculos. Segundo o instrutor da Polícia Militar, capitão Geraldo, o foco foi desenvolver reflexos ágeis e decisões assertivas, características indispensáveis no cotidiano das operações.
“Devido à peculiaridade da função do policial penal, se faz necessário ter esse conhecimento do que a viatura pode proporcionar tanto em defesa quanto em evasão de um local. Dessa forma, passamos as técnicas de algumas manobras que podem ser efetuadas com a viatura nos mais variados cenários que esses profissionais podem encontrar, sejam em situações consideradas de rotina ou de emergência”, explica o militar.
Para um dos participantes, o policial penal Claudio Viana, diretor da Unidade de Custódia Psiquiátrica (UCP), a experiência foi enriquecedora. “Esse tipo de treinamento faz toda diferença no nosso trabalho. Muitas vezes, enfrentamos situações inesperadas, e agora nos sentimos mais preparados para reagir de forma técnica e segura. Parabéns à Sejuc por essa iniciativa”, afirma.
Capacitação contínua
De acordo com a secretária de Justiça, Viviane Pessoa, o treinamento é parte de um programa contínuo de qualificação dos servidores. “Nosso objetivo é garantir que nossos policiais penais estejam preparados para lidar com os mais variados cenários de risco, protegendo suas vidas, a população e o sistema prisional como um todo. Essa formação é essencial para o desempenho seguro e eficiente de suas funções”, destaca.
A expectativa, segundo ela, é que novos módulos sejam ofertados em breve. “Já temos previsão de uma nova turma do curso de Direção Tática para o início de janeiro de 2025, assim como outros cursos que já estão sendo planejados pela equipe da Escola de Gestão Penitenciária”, conclui.