O prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) assumiu seu segundo mandato na tarde desta quarta-feira (1º), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, em sessão solene presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB). Ao ser empossado para o quadriênio 2025-2028, o prefeito destacou sua parceria com a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e mencionou a importância da cerimônia de posse, quando os 43 vereadores também foram empossados para a 20ª Legislatura, no mesmo período.
“Há quatro anos, quando fomos empossados pela primeira vez, a solenidade foi completamente diferente por conta da pandemia. Estavam presentes apenas os empossados. Hoje, desde a nossa chegada, foi possível sentir o calor e carinho das lideranças que nos acompanham”, disse.
Em seu discurso, o prefeito Bruno Reis falou sobre os desafios do seu primeiro mandato: “Entendemos o peso do momento histórico e escolhemos conduzir o destino de Salvador pelo trabalho e pela fé. Sempre me lembrarei dos momentos decisivos que vivemos nos últimos quatro anos: as urgências para salvar vidas na pandemia, os esforços para reativar a atividade econômica, as ações para criar oportunidades para famílias em vulnerabilidade e pessoas em situação de rua, os avanços em infraestrutura social, que nem a crise sanitária mais feroz da história conseguiu deter”.
O prefeito mencionou ainda que em seu primeiro mandato a prefeitura recebeu mais de 20 prêmios nacionais e internacionais pela excelência de vários programas nas mais diversas áreas. “Vamos seguir trabalhando não só para mudar a qualidade de vida das pessoas, mas também para ter nosso trabalho como símbolo e exemplo de políticas públicas eficazes”, disse.
Agradecimentos
Bruno Reis lembrou que foi eleito com 64% dos votos, no seu primeiro mandato, e que havia naquela estreia uma expectativa muito grande de como seria o trabalho. “Naquele momento, eu estava realizando um sonho que trazia comigo desde os meus 20 anos de idade. Hoje, tenho que agradecer pela honra de retornar sendo reeleito com quase 80% da confiança do nosso povo”, comemorou.
“A cada cidadão de Salvador, deixo minha palavra: vou trabalhar ainda mais por você, pela sua família e pelo futuro da nossa cidade. Salvador será ainda melhor, mais justa, mais forte”, disse Bruno Reis.
O prefeito agradeceu aos familiares, destacando sua esposa e seu filho Bruninho, suas irmãs, cunhados, sua madrinha e seu tio, que o criaram na falta dos seus pais.
O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador ficou pequeno na tarde desta quarta-feira (1º) durante a solenidade de posse dos 43 vereadores, do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos. A sessão solene foi conduzida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB), que ocupou a presidência da Mesa Executiva no período legislativo anterior. O ritual da sessão é definido pelo Regimento Interno da Casa e o encerramento da solenidade formalizou a instalação da 20ª Legislatura.
Após a chamada nominal dos vereadores diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, feita pelo vereador Cláudio Tinoco (União), os parlamentares se dirigiram ao púlpito, apresentaram seus diplomas e assinaram o livro de posse. O juramento reafirmado por todos foi lido pelo vereador Sidninho (PP): “Prometo defender, manter, cumprir, com lealdade, e fazer respeitar as Constituições da República Federativa do Brasil e do Estado da Bahia, as Leis Federais, Estaduais e Municipais, o Regimento desta Câmara e promover tudo quanto em mim couber para a prosperidade deste Município”.
A importância da posse foi destacada pelo vereador Carlos Muniz. “Estamos renovados pelo compromisso de servir ao povo de Salvador com dedicação e responsabilidade e iniciamos uma nova legislatura. Este é um momento de união, em que reafirmamos o valor do diálogo e da colaboração para superar desafios e construir uma cidade mais justa e próspera”, afirmou.
Carlos Muniz, que foi presidente da Câmara no biênio 2023-2024, completou: “Aos vereadores que iniciam seu primeiro mandato, desejo sucesso e sabedoria nessa nobre missão; aos demais colegas, que juntos sigamos fortalecendo o papel desta Casa na defesa dos interesses de nossa população. Que possamos honrar a confiança depositada em cada um de nós com trabalho, respeito e resultados concretos para Salvador”.
Prefeito e vice-prefeita
O vereador Cláudio Tinoco fez a chamada nominal do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, que também prestaram juramento e assinaram o livro de posse.
Ao iniciar seu discurso, Bruno agradeceu aos 43 vereadores de Salvador, em nome do presidente Carlos Muniz, pelo trabalho em prol da cidade: “Obrigado à Câmara pelos avanços que nós conquistamos nos últimos quatro anos. Nos próximos quatro, vamos avançar ainda muito, muito mais”. O prefeito falou sobre avanços e realizações do seu primeiro mandato e sobre desafios dos próximos quatro anos à frente da gestão da cidade.
Além dos vereadores Carlos Muniz, Cláudio Tinoco e Ricardo Almeida (DC), a mesa da sessão solene reuniu o prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos, o ex-prefeito ACM Neto e e o médico Carlos Eduardo Souza, membro da Sociedade de Oftalmologia da Bahia. A concorrida sessão foi prestigiada por secretários municipais, deputados estaduais e federais, gestores públicos e representantes de entidades, entre outros convidados.
A sessão solene foi encerrada com a declaração de posse, formalizando a instalação da 20ª Legislatura, que termina em 31 de dezembro de 2028.
Nova Mesa Executiva
A eleição e posse da nova Mesa Executiva da Câmara Municipal de Salvador para o biênio 2025-2026 ocorrerão nesta quinta-feira (2), às 9h, no Plenário Cosme de Farias. A convocação foi feita pelo presidente Carlos Muniz, conforme o Ato nº 014/2024, publicado no Diário Oficial do Legislativo Municipal em 27 de dezembro de 2024.