POLÍTICA NOVA LEGISLATURA
Prefeito reeleito Bruno Reis toma posse em sessão solene na Câmara Municipal
Posse dos 43 vereadores marca início da 20ª Legislatura na Câmara. Na mesma sessão solene, nesta quarta-feira (1º), foi empossada a Vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT).
02/01/2025 18h48 Atualizada há 4 dias
Por: Carlos Nascimento Fonte: cms.ba.gov.br/

O prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) assumiu seu segundo mandato na tarde desta quarta-feira (1º), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, em sessão solene presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB). Ao ser empossado para o quadriênio 2025-2028, o prefeito destacou sua parceria com a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e mencionou a importância da cerimônia de posse, quando os 43 vereadores também foram empossados para a 20ª Legislatura, no mesmo período.

“Há quatro anos, quando fomos empossados pela primeira vez, a solenidade foi completamente diferente por conta da pandemia. Estavam presentes apenas os empossados. Hoje, desde a nossa chegada, foi possível sentir o calor e carinho das lideranças que nos acompanham”, disse. 

Em seu discurso, o prefeito Bruno Reis falou sobre os desafios do seu primeiro mandato: “Entendemos o peso do momento histórico e escolhemos conduzir o destino de Salvador pelo trabalho e pela fé. Sempre me lembrarei dos momentos decisivos que vivemos nos últimos quatro anos: as urgências para salvar vidas na pandemia, os esforços para reativar a atividade econômica, as ações para criar oportunidades para famílias em vulnerabilidade e pessoas em situação de rua, os avanços em infraestrutura social, que nem a crise sanitária mais feroz da história conseguiu deter”.

O prefeito mencionou ainda que em seu primeiro mandato a prefeitura recebeu mais de 20 prêmios nacionais e internacionais pela excelência de vários programas nas mais diversas áreas. “Vamos seguir trabalhando não só para mudar a qualidade de vida das pessoas, mas também para ter nosso trabalho como símbolo e exemplo de políticas públicas eficazes”, disse.

Agradecimentos
Bruno Reis lembrou que foi eleito com 64% dos votos, no seu primeiro mandato, e que havia naquela estreia uma expectativa muito grande de como seria o trabalho. “Naquele momento, eu estava realizando um sonho que trazia comigo desde os meus 20 anos de idade. Hoje, tenho que agradecer pela honra de retornar sendo reeleito com quase 80% da confiança do nosso povo”, comemorou.

“A cada cidadão de Salvador, deixo minha palavra: vou trabalhar ainda mais por você, pela sua família e pelo futuro da nossa cidade. Salvador será ainda melhor, mais justa, mais forte”, disse Bruno Reis.

O prefeito agradeceu aos familiares, destacando sua esposa e seu filho Bruninho, suas irmãs, cunhados, sua madrinha e seu tio, que o criaram na falta dos seus pais.  

O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador ficou pequeno na tarde desta quarta-feira (1º) durante a solenidade de posse dos 43 vereadores, do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos. A sessão solene foi conduzida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB), que ocupou a presidência da Mesa Executiva no período legislativo anterior. O ritual da sessão é definido pelo Regimento Interno da Casa e o encerramento da solenidade formalizou a instalação da 20ª Legislatura.

Após a chamada nominal dos vereadores diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, feita pelo vereador Cláudio Tinoco (União), os parlamentares se dirigiram ao púlpito, apresentaram seus diplomas e assinaram o livro de posse. O juramento reafirmado por todos foi lido pelo vereador Sidninho (PP): “Prometo defender, manter, cumprir, com lealdade, e fazer respeitar as Constituições da República Federativa do Brasil e do Estado da Bahia, as Leis Federais, Estaduais e Municipais, o Regimento desta Câmara e promover tudo quanto em mim couber para a prosperidade deste Município”.

A importância da posse foi destacada pelo vereador Carlos Muniz. “Estamos renovados pelo compromisso de servir ao povo de Salvador com dedicação e responsabilidade e iniciamos uma nova legislatura. Este é um momento de união, em que reafirmamos o valor do diálogo e da colaboração para superar desafios e construir uma cidade mais justa e próspera”, afirmou.

Carlos Muniz, que foi presidente da Câmara no biênio 2023-2024, completou: “Aos vereadores que iniciam seu primeiro mandato, desejo sucesso e sabedoria nessa nobre missão; aos demais colegas, que juntos sigamos fortalecendo o papel desta Casa na defesa dos interesses de nossa população. Que possamos honrar a confiança depositada em cada um de nós com trabalho, respeito e resultados concretos para Salvador”.

Prefeito e vice-prefeita
O vereador Cláudio Tinoco fez a chamada nominal do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, que também prestaram juramento e assinaram o livro de posse. 
Ao iniciar seu discurso, Bruno agradeceu aos 43 vereadores de Salvador, em nome do presidente Carlos Muniz, pelo trabalho em prol da cidade: “Obrigado à Câmara pelos avanços que nós conquistamos nos últimos quatro anos. Nos próximos quatro, vamos avançar ainda muito, muito mais”. O prefeito falou sobre avanços e realizações do seu primeiro mandato e sobre desafios dos próximos quatro anos à frente da gestão da cidade. 

Além dos vereadores Carlos Muniz, Cláudio Tinoco e Ricardo Almeida (DC), a mesa da sessão solene reuniu o prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos, o ex-prefeito ACM Neto e e o médico Carlos Eduardo Souza, membro da Sociedade de Oftalmologia da Bahia. A concorrida sessão foi prestigiada por secretários municipais, deputados estaduais e federais, gestores públicos e representantes de entidades, entre outros convidados. 

A sessão solene foi encerrada com a declaração de posse, formalizando a instalação da 20ª Legislatura, que termina em 31 de dezembro de 2028.

Nova Mesa Executiva
A eleição e posse da nova Mesa Executiva da Câmara Municipal de Salvador para o biênio 2025-2026 ocorrerão nesta quinta-feira (2), às 9h, no Plenário Cosme de Farias. A convocação foi feita pelo presidente Carlos Muniz, conforme o Ato nº 014/2024, publicado no Diário Oficial do Legislativo Municipal em 27 de dezembro de 2024.