O Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública passou a atender em regime de 24h a população baiana, de forma ininterrupta, a partir da segunda-feira (6/12).
Através do telefone 181, denúncias sobre a atuação de facções podem ser repassadas com total sigilo. A ligação é gratuita.
Além do atendimento telefônico, a população pode repassar informações sobre criminosos através do site:
https://disquedenuncia.ssp.ba.gov.br/denuncie-aqui/. Na plataforma, fotos e vídeos podem ser compartilhados.
Em 2024, ações de inteligência e repressão qualificada, aliadas às denúncias anônimas, resultaram na localização de 94 líderes de facções.
"A integração com a população foi fundamental para o êxito no combate incansável ao crime organizado. Com o atendimento 24h do Disque Denúncia, ampliaremos a repressão às facções", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O Disque Denúncia funciona na Bahia há 16 anos, auxiliando, principalmente, nas investigações e localização de criminosos. O setor recebe as informações fornecidas pela população de forma anônima e repassa às unidades policiais para auxiliar na elucidação de casos, bem como para orientar a distribuição das equipes ostensivas nos locais conflagrados apontados pelos denunciantes.
Essa parceria com a população é responsável pela elucidação de centenas de crimes ao longo dos últimos anos. A mudança para 181 vai permitir que mais colaborem com as equipes. A garantia do anonimato continua mantida.
Baralho do Crime
O 181 também concentra o recebimento de informações sobre os criminosos mais procurados. Caso reconheça alguma das 52 cartas do Baralho do Crime disponível no site do Disque, o cidadão poderá denunciar, gratuitamente, de qualquer lugar do estado, discando apenas os três números, inclusive pelo celular.
Denúncia Online
Outra forma de enviar informações para a polícia sem precisar se identificar é o Portal do Disque Denuncia (www.disquedenuncia.com), através do ícone “Denuncie Aqui”. Além de relatar crimes ou localização de procurados, o espaço online também permite o envio de áudios e de imagens sobre situações suspeitas.