A verificação das condições físicas dos pluviômetros instalados na zona urbana de Feira de Santana está sendo realizada pela Coordenação Municipal de Defesa Civil. O serviço, iniciado nesta sexta-feira, 10, tem como objetivo preparar os equipamentos para identificar as áreas onde ocorrem as chuvas mais volumosas e verificar o acúmulo de água.
A partir do levantamento do índice de captação de água, explica o coordenador da Defesa Civil, Antônio José do Rosário Santos, o município terá elementos para traçar políticas públicas de enfrentamento do problema que afeta alguns bairros. "Em Feira existem cerca de 50 desses pontos." Este tipo de medição é feito por quatro equipamentos.
O serviço foi iniciado no pluviômetro instalado no Tomba. Ele explica que a manutenção em dia oferece medição exata quando da leitura das informações, que são analisadas para que sejam traçados os planos de prevenção e ação pelos técnicos do órgão. O entupimento do funil de captação tem o potencial de alterar os resultados. Na unidade do Tomba, o índice medido foi de 2,2 milímetros.
Cada milímetro captado corresponde a um litro de água sobre um metro quadrado de área. O acumulado de chuva no ano passado foi de aproximadamente 100 milímetros. Para os próximos dias, segundo o coordenador, a previsão é de menos de 100 milímetros, e existe a possibilidade de que, até domingo, o acumulado atinja 60 milímetros.
Antônio José disse que os canais de escoamento de água da chuva, que existem na cidade, também estão passando por manutenção e limpeza para facilitar o fluxo das águas das chuvas que tradicionalmente caem neste período do ano. Além da vegetação, constata-se grande quantidade de lixo, que contribui para o problema do acúmulo de água nas ruas.