A partir da próxima segunda-feira (13), a população das sedes dos oito distritos de Feira de Santana e alguns povoados poderá contar novamente com o sinal de internet gratuita oferecido pelo programa Feira Digital. A reativação do serviço foi confirmada após reunião entre o presidente da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicações Egberto Tavares Costa (Funtitec), Antônio Carlos Coelho, e os diretores dos departamentos de Tecnologia da Informação, Alex Coelho e Josenildo Ribeiro, na tarde desta sexta-feira (10).
A decisão atende a uma determinação do prefeito José Ronaldo de Carvalho e visa melhorar o acesso à internet na zona rural do município, especialmente em locais com dificuldades de sinal das operadoras de telefonia. Segundo Antônio Carlos Coelho, cerca de 40 pontos de internet serão reativados para atender aos distritos. O sistema contará com link da empresa BR Fibras e contará com o reforço de 20 baterias para o sistema de energia solar no Morro Pé de Serra, no distrito de Maria Quitéria.
"A prioridade está sendo dada à zona rural, pois é onde o acesso à internet e às operadoras de telefonia é mais difícil. A população da zona rural é a que mais necessita desse serviço, inclusive para ter acesso à comunicação e serviços básicos", explicou Coelho.
Além das sedes dos distritos e povoados, o sinal gratuito também será reativado em todas as estações de transbordo e pontos do BRT, beneficiando os usuários do transporte coletivo.
O presidente da Funtitec informou ainda que está sendo realizado um levantamento de todos os aparelhos de rádio espalhados pelos bairros e zona rural de Feira de Santana. O objetivo é reativar 100% da cobertura da cidade com sinal gratuito de internet. Atualmente, existem 140 aparelhos de rádio internet no município, e a Funtitec realizará as eventuais manutenções necessárias para garantir a qualidade do serviço.