GERAL Caruaru - PE
Caruaru amplia política de segurança alimentar e recebe representantes do Governo Federal no encontro da Estratégia Alimenta Cidades
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PEA Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), promoveu, ...
31/01/2025 19h31
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), promoveu, nos dias 30 e 31 de janeiro, o encontro da Estratégia Alimenta Cidades, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O evento reuniu gestores municipais, estaduais e federais, o Instituto Comida do Amanhã, além de representantes da sociedade civil que integram o Conselho de Segurança Alimentar de Caruaru. O principal objetivo foi discutir prioridades e estratégias para garantir a segurança alimentar e nutricional no município.

Durante o encontro, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) apresentou o desenho da estratégia e as ações previstas pelo Governo Federal, com foco especial no diagnóstico da agenda alimentar urbana de Caruaru. A partir desse diálogo, foi elaborado um plano de ação que guiará as próximas etapas de implementação das iniciativas voltadas à segurança alimentar.

“Nós somos um dos 60 municípios brasileiros a integrar o primeiro ciclo da Estratégia Alimenta Cidades, e isso é reflexo do nosso empenho em avançar nas políticas de segurança alimentar. Ao aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) em 2024, assumimos um compromisso concreto com o combate à fome e a construção de uma cadeia alimentar mais saudável e acessível para nossa população”, enfatiza Katiuska Lopes, Secretária de Assistência Social e Combate à Fome.

Caruaru já se destaca pela produção agrícola de base familiar e pela execução de programas federais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fortalecem a produção local e garantem o acesso à alimentação de qualidade.

Encerrando as atividades, os participantes realizaram visitas a pontos de relevância para a segurança alimentar do município, como a Central de Abastecimento de Caruaru (CEACA), um quintal agroflorestal na comunidade de Peladas, na Zona Rural, a Cozinha Comunitária da Vila do Aeroporto, e a Direto da Roça Collab, uma loja colaborativa formada por agricultores e agricultoras da zona rural de Caruaru.