Com o objetivo de promover a conscientização ambiental para o descarte adequado dos resíduos sólidos recicláveis, bem como gerar empregos e renda para catadores e catadoras sergipanos, o projeto Coleta do Bem marca presença em Canindé de São Francisco, durante o Verão Sergipe 2025, que acontece neste final de semana. No município, a ação do Governo do Estado beneficiou 19 trabalhadores que estão atuando no recolhimento de itens como papelão, plástico, vidro, ferro, pet, papelão e alumínio.
“O projeto tem como interface socioambiental a educação ambiental, o incentivo aos catadores de materiais recicláveis, com geração de renda garantida da coleta realizada. Portanto, o objetivo é garantir a coleta dos recicláveis, de forma segura, pelos catadores do município envolvido e seu entorno, que por sua vez comercializa com o mercado da cadeia de recicláveis do Brasil”, ressaltou a técnica em resíduos sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Ismeralda Barreto.
Entre os propósitos do projeto está a facilitação da logística para a destinação correta de resíduos gerados no circuito dos eventos inseridos no calendário oficial do estado. Nesse sentido, foram instalados pontos de descarte, coleta do material e fortalecimento da educação ambiental.
“Foi importante demais receber o kit da coleta do bem e o apoio do Governo de Sergipe para realização da coleta seletiva que estamos fazendo aqui no evento. Com os equipamentos, ficamos todos identificados e seguros para realização do trabalho. Agradecemos muito a festa em nossa cidade, que é importante para todos os canindeenses”, pontou o catador Jenilson Santos.
A execução do projeto Coleta do Bem é realizada a partir do cadastro dos catadores, entrega de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como camisa de manga longa UV; bota de couro solado de borracha; protetor auricular de silicone; boné estilo árabe; protetor solar; e luva de malha PU. Os trabalhadores receberem ainda alimentação e translado para o local do evento por parte do município. “Cuidar do meio ambiente não é um capricho, mas, sim, uma necessidade. O apoio do Governo de Sergipe chegou na hora certa, e aqui deixo meu agradecimento também à equipe de meio ambiente do Estado”, disse o diretor de Meio Ambiente de Canindé, Júnior Lima.
Incentivo, benefícios e expectativa são as emoções expressadas pelo catador Rilson. “É um prazer enorme trabalhar esses dias no Verão Sergipe. Com meu trabalho, ajudo na preservação do meio ambiente e faço uma renda extra”, comentou.
O projeto Coleta do Bem é realizado pela Semac em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic).
Resultado positivo
Na etapa do Verão Sergipe 2025 em Pacatuba, realizada entre os dias 24 e 26 de janeiro, foi recolhida mais de uma tonelada de resíduos sólidos recicláveis, sendo 206 quilos de alumínio, 820 quilos de vidro, 65 quilos de papelão e 254 quilos de plástico.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com patrocínio do Banese Card e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e apoio das prefeituras de Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda, Estância, e da Energisa.