O Governo do Estado deu mais um passo em prol da inclusão por meio da prática de atividades físicas e esportivas, acolhendo todos os públicos. Neste sábado, 1º, foi realizada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) a entrega de novos equipamentos para banho assistido ao projeto Estrelas do Mar, iniciativa filantrópica que visa trabalhar a inclusão de pessoas com e sem deficiência por meio da prática do bodyboarding. Na ocasião, foram entregues duas cadeiras anfíbias e oito pranchas de bodyboarding.
Os equipamentos foram adquiridos por intermédio de uma emenda do deputado estadual Jorginho Araujo, destinando um valor de R$ 50 mil à Seel, responsável pela compra e entrega dos materiais. O Estrelas do Mar tem 13 anos de história e atua todos os sábados ao longo do ano. Atualmente, 193 pessoas são assistidas pelo projeto.
A secretária de Estado do Esporte, Mariana Dantas, esteve presente no ato de entrega. Ela ressaltou a importância da iniciativa nas vidas de tantas pessoas, e a força do esporte como motor de inclusão social. “Não é só um banho de mar: estamos falando de pessoas com deficiência, que já têm muitas dificuldades no dia a dia. Proporcionar a elas um momento de lazer e uma oportunidade de estar com a natureza, com a família e amigos, é muito louvável. Tentamos sempre fomentar essa parceria entre a inclusão social e o esporte. Por meio do esporte, ela tem outras oportunidades de socializar, mostrar que aquilo não é limitação para superar obstáculos", disse a gestora.
Mariana também pontuou a parceria entre o projeto e o Estado como essencial para esse trabalho. “O Governo do Estado abraça a causa. Ver o Estrelas do Mar crescendo é uma alegria muito grande, e a iniciativa pública tem que estar presente também. Nós agradecemos ao deputado Jorginho Araujo por ter destinado emenda para aquisições de materiais seguros, com um banho de mar que possa ter uma qualidade cada vez maior", acrescentou.
O deputado Jorginho Araujo, autor da emenda que destinou recursos para a compra dos equipamentos, também exaltou o projeto e a necessidade de estar sempre presente. “Vir ao Estrelas do Mar é sempre inspirador. Muitos chegaram aqui pela primeira vez sem tomar um banho de mar ou fazer uma atividade física, e tiveram essa oportunidade pela iniciativa. Agradeço a todo o Governo do Estado pela execução da emenda, e espero que possamos continuar ajudando esse projeto que transforma vidas”, pontuou.
Estrelas do Mar
O projeto Estrelas do Mar é capitaneado pelo sargento Byron Virgílio, vereador por Aracaju. Ao longo do tempo, o programa foi abraçando pessoas com diversas deficiências, como autismo, paralisia cerebral, síndrome de down e microcefalia. Além daqueles que já são vinculados ao projeto, ele recebe visitantes todos os sábados, com uma logística flutuante.
Por meio de parcerias com prefeituras locais, são disponibilizados transportes para crianças de outros municípios, como Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro e Santa Luzia do Itanhy, estarem presentes nas ações realizadas em Aracaju.
“A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer já é parceira do projeto há muitos anos. Essa aquisição vai garantir que mais pessoas tenham acesso ao banho assistido e outras atividades como o bodyboarding. Precisamos contemplá-las com o que temos de melhor. O desgaste dos equipamentos aqui é muito constante, por conta da maresia e do sol, e esse aporte nos dá uma boa continuidade”, pontuou Byron Virgílio, idealizador da causa.
Os beneficiários do projeto não esconderam a felicidade com a renovação dos equipamentos, que irão proporcionar mais conforto e qualidade nas ações do Estrela do Mar. É o caso do jovem Cássio Alexandre, de 12 anos, que é atendido pelo programa há cerca de um ano. “No começo da minha doença, quando me tornei cadeirante, apenas ficava em casa sem fazer nada. Descobri o esporte e o projeto, e foi muito importante para mim. Eu gosto muito de estar aqui. Esses materiais novos vão nos ajudar bastante, porque as anteriores já estavam com problemas. É muito legal ver isso".
Quem também expressou sua alegria foi Gisélia dos Santos, mãe do jovem Igor, de 15 anos, que tem síndrome de down e é atendido pelo projeto. “Esse projeto é uma bênção para a gente. Conheci pela primeira vez quando pedi ao sargento Byron para vir, e daí já se vão 13 anos. Essa renovação de materiais é muito importante. Várias crianças aqui precisam das cadeiras e de pranchas novas, e graças a Deus chegou", exclamou a mãe.