A edição do Verão Sergipe 2025 em Canindé de São Francisco proporcionou momentos de lazer e inclusão para pessoas com deficiência por meio do banho assistido. A iniciativa, que integra a programação do evento promovido pelo Governo de Sergipe, foi realizada por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), em parceria com o Projeto Estrelas do Mar.
A secretária da Seasic, Érica Mitidieri, destacou o impacto do Banho Assistido na vida das famílias sergipanas. "A inclusão é um compromisso do Governo do Estado. O Banho Assistido representa muito mais do que um momento de lazer: ele simboliza acolhimento, respeito e igualdade de oportunidades. É gratificante ver a alegria das famílias e de tantas crianças e adultos que, muitas vezes, não tinham acesso a essa experiência. Seguiremos trabalhando para fortalecer ações como essa em todo o estado”, destacou.
O banho assistido tem como objetivo garantir que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam desfrutar de um mergulho seguro no rio, proporcionando sensações de liberdade e interação social. A atividade foi um dos destaques do Verão Sergipe, emocionando os participantes e familiares com uma experiência acessível e inclusiva.
A coordenadora de Políticas Públicas para Criança e Adolescente da Seasic, Adriana Moraes, ressaltou a importância da iniciativa para promover acessibilidade e bem-estar aos participantes. "Estamos hoje aqui no município de Canindé de São Francisco para mais uma edição do banho assistido. Nosso objetivo é promover a inclusão, proporcionando atividades recreativas na água para nossas crianças com deficiência”, explicou.
Quem também expressou sua satisfação com a iniciativa foi a coordenadora da educação especial do município de Canindé, Valdilene do Carmo: "Estamos muito felizes, principalmente ao ver a alegria de cada mãe presente. Algumas relataram que nunca tiveram um momento como este e nunca contaram com alguém para cuidar de seus filhos, permitindo que fiquem tranquilas. Em outros casos, tivemos crianças que tinham medo de entrar em um ônibus e, hoje, venceram. Isso é extremamente gratificante para nós", contou.
Aprovação
Para o professor Arinaldo Santana, pai do jovem Jonatas Emanuel, autista com deficiência múltipla, a ação é um momento de grande significado para as famílias: “Jonatas participou dessa linda iniciativa, principalmente para as famílias que estão dentro do espectro autista e com outras deficiências. Ela insere, inclui os nossos filhos e os tira do isolamento social, levando-os para a sociabilidade”.
Rose Santana, mãe de Jonatas Emanuel, também celebrou a ação. “É uma alegria sem tamanho poder proporcionar este momento aos nossos filhos. O Banho Assistido é um exemplo de inclusão de verdade, e inclusão é fazer além de palavras”, afirmou emocionada.
O sentimento de gratidão também foi compartilhado por Gilvaneide, mãe de Caíque, que participou do banho assistido. “Hoje é só gratidão, Eu não tenho palavras para expressar o quanto essa experiência tem sido significativa. Esse banho assistido está sendo muito bom”, declarou.
O banho assistido segue como um dos momentos mais especiais do Verão Sergipe, garantindo que a diversão e a inclusão caminhem juntas. Com cada edição, a ação reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a acessibilidade e o direito ao lazer para todos.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com patrocínio do Banese Card e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e apoio das prefeituras de Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda, Estância, e da Energisa.