O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizará, nesta quarta-feira, 5, a cerimônia de encerramento da Jornada Pedagógica 2025. O encontro acontecerá às 8h, no Teatro Tobias Barreto, no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. O evento contará com uma programação totalmente elaborada pela Seed e um palestrante surpresa, com o objetivo de marcar o encerramento do período de aprendizado realizado pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Durante três semanas, a Jornada Pedagógica mobilizou todas as DREs de Sergipe no planejamento e alinhamento das diretrizes pedagógicas. Com o tema central ‘Escola Transformadora: desenvolvendo competências para a vida’, o evento tem como principal objetivo garantir a preparação para o retorno dos alunos às escolas.
Para a diretora da Diretoria Regional da Grande Aracaju (DRE 8), Marleide Cruz de Araújo, a Jornada Pedagógica 2025 valoriza práticas essenciais no ambiente escolar. “Além de estimular a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, a iniciativa destaca também a importância da formação contínua dos educadores, que devem se preparar para os desafios do novo ano letivo, atuando como facilitadores do aprendizado”, afirma Marleide.
A diretora da Diretoria Regional do Médio Sertão Sergipano (DRE 5), Elaine Tomé, ressalta que a Jornada Pedagógica foi um evento significativo, pois proporcionou oportunidades para o desenvolvimento profissional, o compartilhamento de experiências e a inovação na educação.
“O evento teve como público-alvo gestores, professores, profissionais da educação e estudantes. Na DRE 5, tivemos a honra de receber técnicos de diversos setores da Seed, que promoveram momentos de estudo e planejamento, imersão em documentos pedagógicos e aprofundamento de temas relacionados aos diferentes níveis de ensino, impactando diretamente a prática pedagógica e contribuindo para a excelência dos projetos e ações a serem desenvolvidos ao longo do ano letivo. Foram momentos de muitas reflexões, avaliações, ajustes nos planos de ação e pactuação com a Educação Pública”, conclui Elaine.