A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), apresentou, na manhã desta terça-feira (04), o Relatório Anual de Segurança Viária.
Durante o encontro, a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) apresentou todas as ações realizadas no último ano, detalhando a circulação de veículos, com atenção especial para a frota de automóveis, que segue aumentando anualmente em Caruaru.
Ainda durante a reunião, foi apresentado também o acordo de Cooperação Técnica, que foi assinado entre a AMC e AETPC e o curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do CAA, da UFPE, com o objetivo de garantir mais mobilidade para os pedestres e veículos na Capital do Agreste.
O grande destaque da apresentação foi a taxa de respeitabilidade, por meio do sistema de fiscalização eletrônica, graças ao planejamento de implantação dos redutores de velocidade.
Em julho 2023, a Autarquia iniciou um trabalho de coleta de dados de sinistros de trânsito no município de Caruaru com a criação do Grupo de Estudos de Sinistros de Trânsito (GEST). Por meio desse acompanhamento e estudo mensal, com a participação de órgãos e representantes municipais, estaduais e federais, o GEST tem sido uma importante ferramenta para a mitigação de sinistros de trânsito.
Através de um mapa de calor, foi demostrado que, em 2023, Caruaru apresentava cinco pontos de conflitos com muitos sinistros registrados. Já em 2024, foi reduzido para dois pontos, resultado da eficiência após a implantação dos redutores de velocidade.
“Pela primeira vez, Caruaru está apresentando um relatório com tantos detalhes, com características do município, analisando melhor os sinistros, por bairro e dias da semana. Conseguimos identificar áreas críticas e o perfil das vítimas, a partir dessas informações podemos planejar em ações conjunta com outras entidades a redução dos sinistros”, pontuou o presidente da AMC, Coronel Edson Nóbrega.
“Esses números são o reflexo dos investimentos que realizamos na Autarquia, além dos novos agentes de trânsito, trabalhamos diariamente para uma cidade cada vez mais segura com mobilidade para todos, pensando sempre nas vidas das pessoas”, detalhou o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
Na ocasião, estiveram presentes os agentes de trânsito da AMC, representantes da UFPE, BIEsp, Corpo de Bombeiros, PRF, SAMU, BIEsp, especialistas em trânsito, engenheiros de tráfego e secretários municipais.