A Secretaria da Segurança Pública (SSP) recebeu o novo prédio da Central de Flagrantes (Ceflan), após a conclusão das obras de reforma e ampliação da estrutura situada na zona Norte de Aracaju. Com o término das obras, a nova Ceflan passará pela instalação de equipamentos destinados ao funcionamento pleno da unidade que, em breve, estará operando anexo ao Parque de Exposições, na rua Natal, no bairro José Conrado de Araújo. O investimento de R$ 1,4 milhão foi entregue à SSP nesta quarta-feira, 5.
O prédio da nova Ceflan foi cedido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e passou por obras de reforma e ampliação executadas em parceria entre a Diretoria de Engenharia e Arquitetura da SSP (Dirarq), empresa contratada para a obra e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). Com a nova sede, a Ceflan deixará o prédio da 3ª Delegacia Metropolitana (3ª DM), otimizando o funcionamento da unidade de área, localizada no bairro Santos Dumont.
Para a nova Central de Flagrantes, a SSP procedeu com projetos que envolveram reformas e intervenções mais amplas, com características de uma nova construção, conforme especificou a diretora da Dirarq, Rosiane Lima Moura. “Recebemos o prédio e conseguimos recursos do FNSP para viabilizar a estrutura destinada à nova Central de Flagrantes. A obra foi concluída dentro do prazo e a estrutura está realmente organizada e atendendo às expectativas da SSP”, ressalta a engenheira.
Dentre as ações desenvolvidas nas obras da nova Ceflan, estiveram a cessão do prédio, execução de projetos e construção dos ambientes destinados ao funcionamento diário da unidade. “É uma construção moderna e com um bom acabamento para atender às demandas das forças de segurança pública. Quem ganha com a nova Ceflan é a comunidade e os operadores da segurança pública”, avalia o engenheiro Jeferson Rodrigues, integrante da empresa responsável pela obra.
Com a conclusão das obras, a perspectiva, agora, é de assegurar um atendimento ainda mais qualificado tanto para as forças de segurança pública, quanto para a própria população. “Ao final da obra, percebemos que o serviço foi muito bem feito para que possamos entregar um serviço de melhor qualidade, em uma sede muito bem estruturada, ampla e organizada, com espaços muito bem divididos para as diversas funções da Central de Flagrantes", evidencia o diretor da Ceflan, delegado Gabriel Nogueira.
Estrutura
O prédio da nova Central de Flagrantes da Polícia Civil dispõe de cartórios para o registro de ocorrências, além de espaço destinado à Polícia Militar, onde são confeccionados os Relatórios de Ocorrência Policial (ROPs). A nova estrutura também conta com sala de recepção de advogados, além de um anexo composto por quatro celas, onde os presos aguardam a transferência para as unidades prisionais do Estado de Sergipe. A Central de Flagrantes dispõe ainda de gabinetes para a atuação dos delegados em torno das ocorrências registradas na Ceflan.
Central de Flagrantes
A Central de Flagrantes é uma unidade vinculada à Polícia Civil que funciona em regime plantonista 24h, independentemente do dia. A Ceflan conta com equipes compostas por delegados e oficiais investigadores de polícia, que registram as ocorrências encaminhadas tanto pela população, quanto pelas forças de segurança pública, a exemplo da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais. A Ceflan também recebe suspeitos presos em flagrante ou em cumprimento a mandados de prisão, atuando com os procedimentos legais para encaminhamento dos investigados às unidades de investigação ou ao sistema prisional.