CIDADES Alagoinhas - BA
Diretoria de Mobilidade amplia serviços para usuários do sistema de Transportes de Alagoinhas
Com a reforma administrativa da gestão do prefeito Gustavo Carmo, a estrutura da Diretoria de Mobilidade passou a integrar a Secretaria Municipal...
06/02/2025 09h21
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

Com a reforma administrativa da gestão do prefeito Gustavo Carmo, a estrutura da Diretoria de Mobilidade passou a integrar a Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública (Semorp). Anteriormente vinculada à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a nova estrutura agora funciona na rua Carlos de Azevedo (popularmente conhecida como Rua da Usina), endereço onde operava a antiga Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).

A mudança visa a ampliar a abordagem sobre mobilidade urbana, indo além do transporte coletivo e considerando diversas formas de deslocamento da população. “Mobilidade não se resume apenas ao transporte, mas ao deslocamento das pessoas em geral, seja a pé, de bicicleta, transporte individual ou coletivo, mototáxi, entre outros. A partir de agora, todo o sistema de transporte de Alagoinhas passa a ser responsabilidade da Semorp”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Ordem Pública, Hilton Ribeiro.

Usuários, permissionários e prestadores de serviço na área de transporte devem procurar a Gerência de Mobilidade para demandas relativas ao transporte coletivo urbano, rural ou alternativo (sistema de vans). O setor também faz o atendimento a usuários de gratuidades, como idosos e pessoas com deficiência.

“Entre os serviços oferecidos estão a renovação de alvarás de táxi e transporte alternativo, agendamento para emissão de passes de gratuidade, agendamento de perícias (pessoas com deficiência) e atendimento a demandas da população. Além disso, os cidadãos podem recorrer à Ouvidoria do Município, por meio do telefone 156, para fazer sugestões, reclamações ou elogios sobre o funcionamento do sistema”, informa Hilton.

Taxistas e condutores de transporte alternativo
O processo de cadastro dos condutores de táxi de Alagoinhas já está em andamento na Gerência de Mobilidade. Após a solicitação, os veículos passam por vistoria e, uma vez aprovados, recebem o adesivo de vistoriado e o alvará de circulação e estacionamento.

“Todos os permissionários precisam se recadastrar anualmente. Neste momento, estamos focados nos taxistas e, em seguida, atenderemos aos motoristas do transporte alternativo. O processo inclui a solicitação, vistoria e emissão ou renovação do alvará”, explica Luede Andrade, assistente administrativa da Semorp.

Para outras informações, condutores de veículos e usuários do sistema podem procurar a Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública no novo endereço citado acima, e seguir as orientações dos setores responsáveis.