A Prefeitura de Candeias entregou, na tarde desta quarta-feira (5), títulos de “legitimação fundiária” para as famílias residentes da Vila Benedito, no bairro Sarandi. Ao todo, são 126 imóveis contemplados pelo programa “A Casa é Sua”, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Urbanismo (SEPLANDUR).
O ato aconteceu na Escola Municipal Otaviano Bispo de Souza e contou com a presença do prefeito Eriton Ramos, do Oficial do Cartório de Registro de Imóveis Yuri Lemos, vereadores e secretários.
A regularização, que pretende atingir todas as áreas públicas da cidade (sede e distritos), tem o objetivo de promover o acesso legal à posse do uso da terra por meio do registro de propriedade, assegurando o direito à moradia, além de promover a Política Habitacional no Município, já que a regularização fundiária é condição fundamental para integrar assentamentos irregulares ao contexto legal da cidade.
Para o prefeito Eriton Ramos, a entrega dos títulos reafirma o objetivo da gestão para os próximos quatro anos: cuidar das pessoas. “Sabemos que o sonho da casa própria é um anseio de todos, ter um lugar para descansar e encontrar segurança. São 35 dias de governo, com entregas e ordens de serviço, mas a de hoje é especial, pois diz muito do que nossa gestão deseja, que é cuidar de cada um de vocês”, afirmou.
Com as entregas de hoje, só no bairro do Sarandi já são aproximadamente 300 títulos de propriedades entregues pela Prefeitura, já que ano passado mais de 150 moradores já haviam recebido a documentação de suas casas.
“Aqui se materializa a realização de um sonho. A partir de agora, isso será para a vida toda, registrado em cartório, podendo ser passado para as futuras gerações. Agora vocês podem bater no peito e dizer que a casa é de vocês”, ressaltou o secretário da SEPLANDUR, Filipe Magno.
A dona de casa, Sandra de Jesus, contou que o título de posse completa um sonho antigo. Com o documento em mãos, ela afirmou que agora pode dormir mais tranquila.
“Antes de ter a minha casa, eu passei por muitas dificuldades, mas graças a Deus eu tenho a oportunidade de viver na minha casa, olhando para o meu teto (sic). Hoje é um dia de realizações, e posso dizer que agora a casa é minha, não só eu, mas também todos os moradores da Vila Benedito”, disse emocionada.