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Gestão Municipal de Alagoinhas faz reunião para avaliar ações de janeiro
O secretariado da Prefeitura de Alagoinhas se reuniu nesta semana para a apresentação do relatório executivo das ações realizadas no mês de janei...
06/02/2025 19h17
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

O secretariado da Prefeitura de Alagoinhas se reuniu nesta semana para a apresentação do relatório executivo das ações realizadas no mês de janeiro. Esse mecanismo organizacional faz parte das diretrizes do prefeito Gustavo Carmo, que preza pela análise situacional contínua da gestão municipal, buscando atuações mais assertivas e que gerem melhorias para os cidadãos alagoinhenses.

“Esse encontro foi fundamental porque reuniu todas as pastas para realizarmos um balanço mensal das ações desenvolvidas. Dessa forma, conseguimos compreender onde avançamos e identificar pontos que precisam de ajustes, permitindo-nos corrigir falhas e otimizar os serviços prestados”, explicou o secretário municipal de Eficiência e Ações Governamentais, Ricardo Sales, responsável por convocar os demais secretários municipais.

Sendo uma gestão de transição, temas como educação, saúde e infraestrutura foram amplamente debatidos. No setor de Saúde, a administração destacou a chegada de duas ambulâncias para transporte de pacientes, além de mais uma para uso do SAMU e a aquisição de um micro-ônibus TFD, que será utilizado no transporte de pacientes que necessitam de atendimento em Salvador.

Na Educação, o balanço de janeiro trouxe como destaque a realização da Pré-Jornada Pedagógica, que teve como objetivo alinhar os trabalhos com a nova gestão. Durante o evento, 200 gestores e coordenadores discutiram o tema “Alagodé – Educação Nascente: Saberes, Fazeres, Sabores e Gentes”. Outra conquista significativa foi a autorização para a retomada da construção de três creches no município, com um investimento de R$ 13,2 milhões.

Já em relação à infraestrutura, as equipes da Secretaria Municipal de Manutenção realizaram várias operações de limpeza e desobstrução de bueiros, visando minimizar os impactos das chuvas, especialmente na região central da cidade. As ações preventivas contaram com a colaboração de diversas secretarias, na ocasião. A utilização do Sistema Fenaben, para monitoramento das áreas mais atingidas, facilitou uma atuação mais eficaz quanto a problemática da chuva. A mobilidade urbana de Alagoinhas passou por melhorias, incluindo a liberação do estacionamento no canteiro central da Avenida Lourival Batista e a formatação do cadastro de vendedores ambulantes para o comércio de rua, durante o Campeonato Baiano no Carneirão.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego atuou na modernização do sistema de emissão online de alvará de funcionamento, desburocratizando processos e facilitando a vida dos empreendedores locais. Além disso, auxiliou microempreendedores na regularização de MEIs desenquadrados. A entrega de 14 viveiros, a agricultores familiares, marcou o início das ações voltadas o setor rural do município.

No campo social, além do suporte às famílias atingidas pelas chuvas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) retomou os atendimentos presenciais nos CRAS municipais. O primeiro encontro de 2025 ocorreu no povoado de Estevão, e no Distrito de Boa União, as atividades foram marcadas pela celebração do Dia da Visibilidade Trans, reafirmando o compromisso da gestão com o acolhimento e a inclusão.

O papel da SEAG na Governança Municipal

A Secretaria Municipal de Eficiência e Ações Governamentais (SEAG) desempenha um papel estratégico na articulação entre as demais secretarias, acompanhando e monitorando demandas, execução de ações e cumprimento de metas. “A SEAG é essencial para a governança municipal, pois é responsável por implementar o planejamento estratégico e assegurar que o Plano de Ações, Metas e Objetivos Estratégicos sejam cumpridos. Essas reuniões reforçam a importância de uma gestão integrada, eficiente e voltada para a qualidade na prestação de serviços ao cidadão”, explicou Ricardo Sales.