O prefeito de Candeias, Eriton Ramos, recebeu nesta quinta-feira, 6, no Paço Municipal, mães de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), para um diálogo aberto sobre a melhoria e ampliação nos serviços oferecidos pelos órgãos municipais.
O encontro, que reuniu as secretarias diretamente ligadas à rede de apoio, que é Educação, Saúde e Social, teve como objetivo ouvir as demandas dessas famílias e apresentar as iniciativas que estão sendo estruturadas pela Prefeitura para aprimorar os serviços prestados.
Com a proposta de uma escuta ativa, as mães atípicas tiveram a oportunidade de expor as suas dificuldades, demandas e sugestões que façam a diferença no dia a dia. “Queria agradecer à Prefeitura por toda a assistência que nos foi dada hoje. Acredito muito na evolução do trabalho que já vem sendo realizado, saio daqui tranquilizada em saber que as mães e seus filhos terão todo o suporte da gestão”, disse Jucimara Santos.
Em resposta, Eriton tratou de tranquilizar as presentes quanto às demandas apresentadas. De acordo com o gestor, as solicitações já são de conhecimento das secretarias responsáveis pela organização geral da assistência aos autistas e reiterou ainda que projetos como a ampliação da Clínica Querer Bem, capacitação dos profissionais de educação e a capacitação dos pais e responsáveis para que o tratamento das crianças iniciem a partir do seio familiar, estão sendo discutidos.
“Estamos empenhados em oferecer para vocês uma rede de apoio que acolha cada um dos assistidos pela Querer Bem. Temos o pleno conhecimento das dificuldades enfrentadas, o trabalho para que essas adversidades sejam sanadas está sendo construído, a gestão tem procurado profissionais, discutindo a ampliação do espaço, justamente para que vocês e todas as famílias que estejam na fila de espera sejam assistidas”, exemplificou.
Estiveram presentes na reunião os secretários Gilvanei Pereira (Educação), Adila Morgana (Saúde), Soraia Cabral (Promoção Social/Governo), Talita Ramalho (Subsecretária de Saúde), Samile Palma (Assistente Social), Sued Lima (Representante da Procuradoria Geral) e a primeira-dama Tarcila Indiane.