O plantio de grama no canteiro central da Getúlio Vargas está transformando a avenida. Grandes tapetes verdes contribuem para que a agradável sensação de conforto ambiental seja sentida imediatamente por atletas e transeuntes.
Trabalhadores já concluíram a maior parte do plantio da grama da espécie San Carlos, que tem um verde vibrante e resistente ao clima seco da região, além de se desenvolver bem sob as sombras das árvores da avenida.
É indicada para espaços públicos por se adaptar a todos os tipos de condições climáticas. O plantio está sendo realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Serviços Públicos.
“A avenida está ficando muito bonita e se torna ainda mais agradável para a gente ficar aqui”, disse Gilson Pereira, que estava sentado com o filho Simon, no trecho 1, localizado no final da Getúlio Vargas, que foi dividida em sete destes espaços.
No limite entre o canteiro central e a avenida, no trecho 1, foram plantadas mudas da espécie ornamental exória, usada na decoração e na criação de cercas vivas, que darão proteção à grama. A pisada humana é prejudicial ao seu desenvolvimento.
O preparo do solo, com a limpeza, a busca ativa de formigueiros e outras pragas, mais o uso de calcário – que auxilia no desenvolvimento da raiz – e o umedecimento do terreno antecedem o plantio da grama, que leva, em média, uma semana para que as raízes apareçam e a planta se desenvolva.
Uma moderna rede subterrânea de canos, colocada às margens do canteiro central, possibilita a irrigação com vazão suficiente para garantir as necessidades hídricas das plantas. Ela é disparada automaticamente várias vezes ao dia.