Ainda este mês será aberto o processo licitatório para a escolha da empresa responsável pela construção da Estação Elevatória e de Tratamento de Água (ETA), no povoado Curralinho, em Poço Redondo. A concorrência está prevista para acontecer no início da segunda quinzena. O investimento, superior a R$ 9 milhões, garantirá a produção de 37 metros cúbicos de água por segundo, proporcionando autonomia no abastecimento do município, permitindo sua desvinculação do sistema do Alto Sertão.
“O Governo tem investido em soluções permanentes - como a adutora do Curralinho - que resolverá a escassez de água em Poço Redondo. Nosso compromisso é assegurar segurança hídrica para a população, combinando ações imediatas e estruturantes”, enfatizou o governador Fábio Mitidieri.
Para o diretor-presidente da Deso, Luciano Paul Goes, a parceria da companhia é essencial para garantir o abastecimento da população sertaneja. “O Governo do Estado, junto com a Sedurb e a Defesa Civil, inicia a distribuição de caminhões-pipa na região. Esses compromissos visam melhorar a dignidade e a qualidade de vida dos moradores do Sertão”, afirmou.
Distribuição de água
O programa Caravana da Água, que fornece água por caminhões-pipa, é fruto da parceria entre o Governo de Sergipe e a Deso, levando água potável às comunidades rurais afetadas pela estiagem enquanto as obras da infraestrutura de captação e da ETA de Curralinho são concluídas.
O cadastro dos veículos é feito pela Emdagro, enquanto a Companhia garante o abastecimento com água tratada. Inicialmente, serão atendidos os municípios de Canindé de São Francisco, Carira, Gararu, Frei Paulo, Macambira, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto.
O objetivo é garantir o fornecimento para consumo humano. “A colaboração da Deso é fundamental para assegurar água tratada aos sertanejos, garantindo qualidade de vida às famílias que dependem desse bem essencial”, salientou Luciano Goes.