Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE Seguindo com a série ‘Conhecendo Petrolina’, entre os pontos turísticos que podem ser..." name="description" />
Seguindo com a série ‘Conhecendo Petrolina’, entre os pontos turísticos que podem ser procurados por petrolineses e visitantes está a Casa de Cambraia ‘Dona Maria e Zé Miúdo’, localizada no bairro Jardim Amazonas. O lugar combina charme, sabor e uma atmosfera acolhedora. O espaço se destaca principalmente por seu ambiente moderno e suas deliciosas iguarias à base de tapioca.
As pessoas podem encontar doces, farofas, bolinhos, sorvetes e até o tradicional beiju. A tapioca é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha pernambucana e um prato tradicional do Nordeste. Extraída da mandioca e também conhecida como goma seca, polvilho ou polvilho doce, a iguaria resgata as origens da culinária brasileira. Hoje, ela é inspiração para pratos variados, que reinventam desde a cozinha prática até receitas mais sofisticadas.
Na Casa de Cambraia, a tapioca é comercializada como cambraia (beijuzinho seco), cambraias temperadas (orégano, alho, cebola, cenoura, couve e beterraba), beiju (tapioca) e o sequilho doce. Para quem visita Petrolina, o local é uma parada obrigatória, seja para um café da manhã descontraído, um lanche da tarde ou até mesmo para saborear uma refeição leve e saborosa.
Há quase três anos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, ampliou e reformou o ambiente. Hoje, a Casa de Cambraia conta com um espaço de atendimento, administração e armazenamento de produtos. O antigo local, onde eram feitas as produções, a Secretaria Executiva de Cultura transformou em um memorial de visitação.
Funcionamento
A Casa de Cambraia ‘Dona Maria e Zé Miúdo’ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, e está localizada na rua Josevaldo N. Luna, nº 314, bairro Jardim Amazonas.