A Secretaria de Estado da Administração (Sead) segue empenhada na preparação do I Prêmio Sergipano de Gestão Pública (PSGP), instituído pelo Governo de Sergipe em julho de 2024 por meio da Lei nº 9.518. Nesse sentido, a Comissão Organizadora do PSGP se reuniu nesta sexta-feira, 7, para discutir e deliberar sobre a minuta do edital e formatar parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), com vistas ao trabalho de avaliação das propostas que serão submetidas ao certame.
O PSGP terá sua edição inaugural realizada em outubro, mês dedicado ao servidor público. Para isso, a Sead avança na preparação do edital que selecionará e premiará projetos de agentes públicos, tanto da administração direta e indireta do Estado, quanto dos municípios sergipanos. A iniciativa, inédita no âmbito da administração estadual, vai disseminar boas práticas de gestão e governança, bem como incentivar o desenvolvimento de soluções inovadores voltadas ao aprimoramento dos serviços públicos ofertados à população.
A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, destacou que essa ação representa “um marco na gestão estratégica de pessoas no setor público estadual” e visa, sobretudo, valorizar agentes públicos que atuem de forma criativa e proativa, de modo a disseminar soluções inovadoras que possam servir de referência. “Isso irá incentivar o desenvolvimento de políticas públicas que gerem impactos positivos para a sociedade, disse ela.
O PSGP selecionará projetos em três categorias em sua primeira edição: gestão eficiente e sustentabilidade; inclusão, igualdade e diversidade; e participação e governança colaborativa. As propostas inscritas para a premiação serão analisadas e avaliadas em conformidade com os critérios estabelecidos no edital, o qual deve ser lançado até o mês de abril. “Serão premiados os três melhores projetos em cada uma das três categorias, e as propostas poderão ser submetidas tanto de forma individual quanto em equipe”, pontuou o presidente da Comissão Organizadora, Fábio Dantas.
Ainda conforme Fábio, a premiação serve como incentivo de boas práticas. “Com essa iniciativa o Governo de Sergipe objetiva premiar projetos que já sejam executados na administração estadual e nas administrações municipais como forma de incentivar boas práticas de gestão e governança no serviço público, além de aprimorar a oferta de serviços e difundir esse conhecimento”, explicou.
Para a diretora técnica da Fapitec/SE, Carla Patrícia Xavier, que participou da reunião da Comissão Organizadora, o PSGP se constitui como uma iniciativa relevante para a administração pública por fomentar projetos que valorizam o processo de gestão.
“A Fapitec vê como importante a possibilidade de colaborar com a realização dessa premiação e se coloca à disposição da Sead com o conhecimento que já detém no processo de avaliação de projetos em editais de fomento. Estamos iniciando uma proposta que vai incentivar os servidores a aprimorarem ainda mais os seus processos de gestão. É um trabalho que integra todo o Estado, e essa parceria será enriquecedora tanto para a Fundação quanto para a Sead”, afirmou a diretora.
Além de servidores da Sead, a Comissão Organizadora do I Prêmio Sergipano de Gestão Pública é composta por representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).