Muita música, assistência qualificada e fiscalização de alimentos marcaram a primeira noite do Verão Sergipe 2025 em Pirambu, nesta sexta-feira, 7. Entre as ações preventivas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids, levou orientação e distribuiu materiais informativos, bem como preservativos femininos e masculinos aos foliões da festa.
Durante o evento, foi reforçada a importância do preservativo nas relações sexuais como uma das principais formas de evitar doenças como sífilis, HIV/Aids e hepatites virais. De acordo com a responsável técnica em Transmissão Vertical da SES, Fernanda Costa, a ação tem o intuito de fortalecer o combate às infecções sexualmente transmissíveis.
“A distribuição de preservativos, juntamente com as orientações, contribuem para a massificação da importância da camisinha nas relações sexuais. Além disso, é uma festa que abrange a parte esportiva durante o dia e também estaremos promovendo a conscientização de todos os públicos”, destacou Fernanda.
O funcionário público Djalma Bispo esteve presente na primeira noite de festa em Pirambu e considerou as informações muito importantes para conscientizar sobre a prevenção. “É um evento delicioso de muita animação. Achei legal a iniciativa dos profissionais de saúde, temos que ficar ligados mesmo quando o assunto é vida sexual”, disse.
Segurança alimentar
Com a variedade gastronômica presente no Verão Sergipe, a Vigilância Sanitária Estadual realizou o trabalho de fiscalização preventiva. A equipe orienta sobre o manuseio de alimentos e verifica as condições necessárias para o bom funcionamento dos estabelecimentos, a fim de evitar danos à saúde, no que diz respeito ao consumo de alimentos manipulados.
A empreendedora Andréia de Almeida é de Pirambu e aproveitou a festa para vender geleias artesanais. Para ela, a atuação que a Vigilância Sanitária exerce é fundamental para o bom funcionamento dos serviços. “O nosso intuito é garantir que o cliente goste do que fornecemos. Por isso, acho super válido a fiscalização dos alimentos que circulam na festa, deixando as pessoas confortáveis em consumir qualquer alimento”, disse.
Assistência hospitalar
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Sergipe) tem garantido a assistência pré-hospitalar do Verão Sergipe. Cerca de 12 profissionais, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, estão envolvidos para garantir a assistência à população.
Além disso, o serviço possui um Posto Médico Avançado composto por nove leitos, sendo quatro leitos de observação com macas, quatro leitos de observação com poltronas e um leito de estabilização.
O superintendente do Samu Sergipe, Ronei Barbosa, destacou que a equipe está à disposição da população nos dias do evento. “Estamos com toda a estrutura necessária para garantir uma assistência célere e de qualidade a todos para alguma eventualidade que possa acontecer”, enfatizou.