A primeira etapa do projeto ‘Viva Sergipe’ 2025 para promoção do estado nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil foi concluída com sucesso. Entre os dias 4 e 7 de fevereiro, a equipe formada por integrantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE) esteve em Brasília (DF) e Goiânia (GO) com o objetivo de realizar blitze e capacitações para agentes de viagens da Operadora CVC. A iniciativa da gestão estadual é a maior ação de capacitação da história do turismo local sobre o destino Sergipe em mercados nacionais.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta que as visitas às filiais da CVC foram bastante proveitosas. Na capital do país, 60 profissionais foram capacitados sobre o destino Sergipe. Já na capital de Goiás, foram 50 agentes de viagens, parceiros da CVC, a receber mais informações turísticas sobre o estado. “Nessa primeira etapa, tivemos 110 profissionais que aprenderam um pouco mais sobre os inúmeros atrativos sergipanos, que, cada vez mais, encantam turistas e visitantes. Sergipe, mais do que nunca, está tendo destaque na prateleira das principais operadoras de viagens, a exemplo da CVC. E isso está ocorrendo graças à intensificação dos trabalhos da Setur, em parceria com a ABIH/SE, na promoção do destino Sergipe”, declarou.
O presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco, reforça como o Governo de Sergipe está priorizando o turismo e, desse modo, alavancando o setor. Ele comenta, por exemplo, sobre o crescimento no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, destacando, em especial, o aumento na ocupação hoteleira e na geração de empregos. “Os investimentos em eventos, divulgação e promoção do destino, e infraestrutura turística, só fortalecem toda a cadeia turística”, avaliou.
Em Brasília
O gerente da CVC – Distrito Federal, Klaus Burmann, ressaltou a importância da ação promovida pela Setur com a ABIH/SE em terras brasilienses, por levar conhecimento sobre o destino Sergipe para os profissionais parceiros da operadora. “Essas visitas são extremamente importantes, especialmente para o destino, que tem crescido cada vez mais na procura e no gosto do pessoal aqui da cidade de Brasília. Agradeço por essa visita e aproveito para dizer que as portas estão sempre abertas para receber informação, o que é importantíssimo para nós”, afirmou.
As agentes de viagens Cláudia Mara dos Santos e Luciana Oliveira que o digam. Segundo Cláudia, a visita à sede da empresa foi muito importante para todos. Feliz com os brindes e o material de divulgação recebido, a profissional salientou, principalmente, o quanto aprendeu sobre os roteiros e passeios. “Espero que vocês venham aqui mais vezes, tanto para agregar nas nossas vendas quanto no nosso conhecimento, para a gente passar o melhor para os nossos clientes”, acrescentou. Luciana Oliveira, por sua vez, relatou que a apresentação foi muito produtiva. “Aprendi bastante sobre os roteiros, sobre turismo em Sergipe, que é um destino incrível”, elogiou.
Em Goiânia
A franqueada CVC Master Goiás, Eliana Martins, também salientou a importância da apresentação feita para as dezenas de agentes de viagens, parceiros da CVC, que lotaram um dos restaurantes da capital goiana. “É importantíssimo que esse tipo de evento exista. Traz muito, esclarece demais com relação ao roteiro. Todo mundo é muito preparado e estava prestando atenção. Todo mundo estava elogiando. Sergipe está de parabéns! Adoramos a apresentação”, assegurou a empresária.
Enquanto Pamalla Joe é estreante em capacitações promovidas pela Setur, a também agente de viagens Anna Paula de Sousa já é ‘veterana’. Ela participou da ação promovida pela pasta no ano passado. “Este ano, mais uma vez, estou participando desse evento de Sergipe, que ‘traz’ as riquezas de lá para a gente, esse conhecimento rico que faz com que a gente venda melhor o destino. Estou muito grata e muito feliz. Desde o evento do ano passado, conheci mais sobre a cidade [Aracaju], sobre o estado, e vendi com mais propriedade, com mais riqueza de detalhes e de informação, e vendi muito mais. Sergipe é o ‘país do forró’, e a gente pode levar isso para os nossos clientes. Por isso, esse evento é muito importante. Fiz questão de estar presente hoje, para aprender mais. Continuarei vendendo, e espero estar em Sergipe este ano para aproveitar o forró de perto”, almeja.
‘Viva Sergipe’ 2025
As atividades do ‘Viva Sergipe’ incluem campanhas de divulgação por meio de parcerias de mídia compartilhada com operadoras de turismo, capacitação de profissionais do setor (agentes de viagens), participação em feiras e eventos, roadshows, entre outras ações promocionais em mercados estratégicos. Essas ações têm como objetivo colocar Sergipe em destaque no cenário nacional, ampliando o fluxo turístico no Estado. Desse modo, vai aumentar a ocupação hoteleira e estimular a economia no estado.
Depois de Brasília e Goiânia, será promovida uma caravana que percorrerá as cidades de Arapiraca e Maceió, ambas em Alagoas, e Caruaru e Recife, em Pernambuco, além da participação na Convenção Nacional da CVC, que acontecerá na próxima semanada, em São Paulo (SP).