A partir deste mês, os pacientes da rede municipal de Feira de Santana não precisarão mais se deslocar a Salvador para realizar exames de endoscopia. A novidade foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo, durante o mutirão promovido pela parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia, neste sábado (8).
José Ronaldo enfatizou que o governo municipal tem se empenhado para melhorar a saúde pública da cidade, com um foco na eficiência e no cuidado com as pessoas.
“Nosso compromisso é fazer uma gestão responsável, com prioridade no bem-estar da população. A meta de zerar a fila de exames e consultas da rede municipal em 100 dias é apenas o começo. Continuaremos trabalhando para melhorar os atendimentos na rede do município”, afirmou o prefeito.
A secretária do lar, Maria de Fátima dos Santos, que aguardava há mais de seis meses para fazer o exame, comemorou a oportunidade de realizá-lo na própria cidade.
“Toda vez que eu tentava marcar o exame na unidade, as vagas eram poucas e eu não conseguia. Esse mutirão foi uma bênção. Eu procurei a policlínica no último dia, fiz a triagem em três dias e agora, no mutirão, já consegui ser atendida. Não foi só a endoscopia, fiz vários outros exames também. Foi muito rápido”, contou Maria de Fátima satisfeita com o atendimento.
A dona de casa Iara de Jesus, que tentava agendar o exame há mais de dois anos, também foi beneficiada com a iniciativa. Ela destacou a praticidade de fazer a endoscopia sem precisar viajar a Salvador.
“Eu estava tentando agendar o exame e seria em Salvador, mas eu não conseguia, tava demorando muito. Nesta semana, recebi a mensagem para fazer na Santa Casa e, em poucos dias, fiz a triagem e agora já passei pelo exame. O atendimento foi excelente, toda equipe foi muito atenciosa”, relatou Iara.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, falou sobre a importância da novidade para o atendimento aos pacientes que vão utilizar o serviço.
“Agora, os exames de endoscopia serão realizados aqui, em Feira de Santana, o que traz mais conforto, gera menos custos e reduz o tempo de espera. Antes, os pacientes precisavam viajar para Salvador, o que era um grande sofrimento. Muitos estavam aguardando há três anos para realizar o exame. Isso não é algo que podemos normalizar. O SUS que queremos é aquele que está mais perto das pessoas, com qualidade e eficiência”, ressaltou o secretário.
Além disso, a provedora da Santa Casa de Misericórdia, Fernanda Reis, ressaltou a inovação no atendimento oferecido pela instituição, que tem feito uso de inteligência artificial para identificar possíveis doenças durante a endoscopia.
“Este final de semana, estamos realizando endoscopia e colonoscopia, o que nos permite diagnosticar precocemente doenças, como cânceres de estômago e intestino. Essa tecnologia usada no exame endoscópico aumenta as chances de tratamento e cura”, explicou Fernanda.