“Participamos desse momento importante de fé e comunhão, a Festa da Sagrada Família, que fortalece nossas tradições e nossos costumes, e fizemos dessa ocasião uma oportunidade para a entrega de uma ambulância moderna e bem equipada, que atenderá a esse distrito tão significativo para nossa cidade. Sabemos das dificuldades enfrentadas na zona rural e, por isso, a relevância de ter esse veículo servindo ao distrito de Boa União”, avalia o prefeito Gustavo Carmo. “Para nós é uma grata satisfação e entregar esse equipamento público para a comunidade. Sabemos que a população que não mora na sede do município, mais afastado do centro, precisa de uma resposta rápida no atendimento pelo setor público. Em menos de 40 dias de gestão, a ambulância já está à disposição da população que tanto precisa”, afirma o secretário municipal de Saúde Antônio Virgínio Pereira.
Maria de Lourdes de Jesus, presidente da Associação de Remanescentes Quilombolas da Comunidade do Oiteiro, que integra o distrito de Boa União, falou do impacto positivo que o novo veículo trará para a comunidade. “É muito importante ter essa ambulância, porque nem todos têm dinheiro para pagar transporte. Com a ambulância aqui, quem tiver qualquer problema, até à noite, não vai precisar se preocupar com o carro. A gente agradece muito”, afirmou ela, durante a cerimônia que também contou com as presenças do vice-prefeito Luciano Sérgio(PT), do deputado federal Sérgio Brito(PSD), do deputado estadual Radiovaldo Costa(PT) e do presidente da Câmara de Municipal Cleto da Banana(PSD), além de vereadores e secretários.
Maianne Alves, secretária da Capela Sagrada Família, destaca a importância da festa centenária para a comunidade de Boa União. “A Sagrada Família é celebrada todos os dias, na vivência do cotidiano, com as nossas famílias. Mas, nessa data específica de fevereiro, nós fazemos o evento em honra à Sagrada Família. Com a procissão, mostramos ao povo a expressão da nossa fé e da nossa vivência com Cristo, aqui na Igreja. Essa última missa é o momento em que a gente agradece a Deus por todo o ano vivido, pelas atividades da semana e por podermos expressar a nossa fé”, explica Maianne.
Atraindo fiéis de várias regiões de Alagoinhas, a programação da Festa da Sagrada Família de Boa União, se estendeu durante toda a semana, com missas e celebrações. O último dia da festividade começou com uma procissão, que partiu da Capela Nossa Senhora das Candeias, conduzindo a imagem da Sagrada Família até a Capela Sagrada Família, onde foi realizada a missa solene de encerramento. Durante a celebração, a nave principal da capela ficou cheia de fiéis e houve ainda o público que acompanhou o ato litúrgico sob toldos montados do lado externo da igreja. A festividade católica recebeu o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet).