O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), captou mais um evento de grande porte para o estado. Trata-se do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo, uma das mais importantes competições do Brasil nessa modalidade esportiva, que será realizado em 2026. A captação foi confirmada durante reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, 11, na sede da pasta, entre representantes da Setur e da Sociedade Hípica de Sergipe.
“As tratativas iniciais para realizar a próxima edição do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo em Sergipe foram bastante proveitosas hoje. Conversamos com os organizadores do Circuito e consideramos importante trazer para o estado mais um evento dessa grandeza, que vai incrementar o turismo de eventos. Com isso, vamos movimentar bastante a cadeia do nosso turismo, em especial as redes hoteleira, de bares e restaurantes, e de agências de viagens, além do comércio. Isso é o que fortalece o setor turístico e impulsiona nossa economia, gerando empregos e renda”, avalia o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.
O sócio da Sociedade Hípica de Sergipe, Agamenon Alves, um dos organizadores do evento, explica que o intuito é trazer a primeira ou a segunda etapa do Circuito. Nesse sentido, por ora, foi definido que a competição será realizada no mês de março do ano que vem, mas ainda sem uma data definida. “Temos a meta de trazer para cá 400 conjuntos – animal mais o cavaleiro ou amazona –, além dos familiares e amigos. Isso significa que a expectativa de público é de, pelo menos, 1.500 pessoas visitando nosso estado. O hipismo é um esporte esporte familiar, que traz muita gente junto com a tropa”, explica.
Na opinião de Agamenon Alves, o Circuito Norte-Nordeste de Hipismo é um evento em que todos são beneficiados. “Ganha o estado, ganha a sociedade, ganham os esportistas. É um esporte olímpico, clássico, que só agrega e que precisa de divulgação. Nosso objetivo é fomentar o esporte e colocar Sergipe no calendário regional do hipismo”, comenta. Segundo o organizador, devem participar esportistas de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, entre outras localidades.
Agamenon comenta, ainda, que esta semana está sendo realizada a primeira etapa do Circuito 2024 em Alagoas. Em edições anteriores, outros estados, como Pernambuco, Rio Grande Norte, Ceará e Bahia também receberam o evento. “Por que Sergipe também não pode participar? Graças à Setur, isso será possível. Por isso, ficamos muito felizes com essa receptividade da Secretaria. E, agora, vamos cair em campo para trazer esse evento”, avisa.
Presenças
Além do secretário Marcos Franco, participaram da reunião Daniela Mesquita e Hugo Julião, respectivamente, secretária-executiva e diretor de Captação de Eventos da Setur; Peter Jackson, sócio da Sociedade Hípica de Sergipe; Leonardo Quirino, instrutor de hipismo; e Heliomato Rezende, veterinário e ex-vereador por Aracaju.