Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE A festa, que já faz parte do calendário de eventos da cidade, acontece nessa sexta-fe..." name="description" />
A festa, que já faz parte do calendário de eventos da cidade, acontece nessa sexta-feira
O Baile Municipal de Petrolina é uma das maiores celebrações culturais da cidade pernambucana. Ao longo das décadas, o evento se consolidou como um dos mais esperados da cidade. Realizado anualmente, o Baile representa uma verdadeira festa popular que mistura tradição, alegria e, acima de tudo, a expressão cultural dos petrolinenses e visitantes.
Origem do Baile Municipal: o começo de uma tradição
A história do Baile Municipal de Petrolina teve início na década de 1980, no auge dos grandes carnavais. Durante esse período, a cidade era um grande palco dos carnavais de rua e de clube, a exemplo das tradicionais batucadas, como Piratas Rei do Samba, Acadêmicos da Pedra Linda, A Voz do Morro, Unidos da Ponte, entre outras, que desfilavam na Avenida Souza Filho, Centro. Além disso, a cidade também contava com festas que aconteciam nos clubes do Palmeiras, do Naútico, do Real, do América, entre outros.
Com a junção do carnaval de clube e de rua, nasceu, na Sociedade 21 de Setembro, o Baile Municipal. O concurso de fantasia passou a ser sua grande atração. Dois dos grandes percussores do evento são os carnavalescos Antônio Justino e Geraldo Pontes. O concurso de fantasias era uma tendência em diversas cidades do país, e Petrolina não ficou de fora das modernas celebrações.
A evolução do evento
Com o passar dos anos, o Baile Municipal e o Concurso de Fantasia foram ganhando força e visibilidade, atraindo pessoas de diversas partes do Brasil, a exemplo de Recife, Salvador, São Paulo e do Rio de Janeiro para participarem do desfile carnavalesco. Através do evento, os artistas dão seus recados políticos, sociais, religiosos, e sempre deixam claro a necessidade da valorização estética do carnaval.
Poucas cidades no nordeste brasileiro mantêm o formato de um baile com concurso de fantasia, com esse glamour e relevância cultural. Além do mais, Petrolina é a única cidade que as fantasias são julgadas em quatro categorias como luxo, originalidade, arranjo de cabeça e fantasia infantil de papel.
O Baile Municipal não é apenas uma festa, mas um evento que preserva as tradições da cidade e compartilha com o público de diferentes gerações. A história do baile é também a história de Petrolina, uma cidade que, ao longo de sua trajetória, soube valorizar suas raízes e promover sua cultura de maneira vibrante e acolhedora.
O Baile Municipal e o Concurso de Fantasia são organizados pela Prefeitura de Petrolina, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Executiva de Cultura.