No próximo sábado, 15 de fevereiro, no estacionamento da Prefeitura de Alagoinhas, Centro, acontecerá a Feira de Adoção de Animais, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA). A primeira edição de 2025 será das 8h às 11h e reunirá pessoas que desejem oferecer um novo lar a um pet. Todos os animais disponíveis para adoção estarão vacinados e castrados. Para adotar, os interessados deverão apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Anjos de Quatro Patas, com o objetivo de encontrar lares responsáveis para os animais. “Realizamos essa feira mensalmente, e nesta edição, além das adoções, a Fundação Anjos de Quatro Patas também estará recebendo doações de ração e itens de limpeza para manutenção e cuidado do abrigo”, explica a engenheira sanitarista e ambiental da SDRA, Iane Bulhões.
O evento contará ainda com a aplicação de vacinação antirrábica pelos agentes da Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe, especializada em proteção animal, receberá também as denúncias de maus-tratos contra animais que estejam acontecendo em Alagoinhas.
Adoção com responsabilidade
Como de costume, após a adoção, os voluntários da Fundação Anjos de Quatro Patas farão visitas periódicas para acompanhar a adaptação dos pets em seus novos lares. “O comprovante de residência é essencial para que possamos monitorar as adoções. Dessa forma, garantimos que os animais estejam em condições adequadas e bem cuidados”, ressalta Edson Silva, fiscal de meio ambiente da SDRA.
A proteção e o bem-estar dos animais domésticos são garantidos pelo Projeto de Lei (PL) nº 1070/22, aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. A legislação assegura que os animais recebam alimentação adequada, “com a higiene, saúde e acomodação apropriada”. Também é expressamente proibido qualquer tipo de agressão física ou condição que cause sofrimento aos pets.
Entre as determinações da lei, está a proibição de manter os animais em ambientes insalubres ou em espaços que não permitam movimentação e descanso adequados. A venda de animais sem autorização dos órgãos competentes também pode resultar em penalização legal. Além disso, viagens longas também são reguladas, impedindo o transporte de pets por mais de 12 horas consecutivas sem os devidos intervalos para descanso e alimentação.
Abril Laranja: conscientização e adoção de mãos juntas
A SDRA promoverá uma grande campanha de conscientização e bem-estar animal. O Abril Laranja acontecerá de 7 a 12 de abril, trazendo diversas ações educativas e uma super feira de adoção. “De 7 a 10 de abril, realizaremos palestras em escolas públicas e particulares. Nos dias 11 e 12, organizaremos uma grande feira de adoção, com vacinação e participação de grupos de proteção animal, que estarão vendendo produtos para arrecadar fundos para organizações que cuidam dos pets”, detalha Iane Bulhões.
A programação completa do Abril Laranja será divulgada em breve, no site e nas redes sociais da Prefeitura de Alagoinhas.