Lançado pelo Governo de Sergipe no mês de janeiro de 2025, o Programa Alfabetiza Sergipe já está em preparação para sua primeira aula com mais 3.800 inscritos nos 34 municípios. O encontro está programado para acontecer no dia 17 de fevereiro, no Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, no município de Simão Dias, às 18h. O evento representará um marco essencial no compromisso do Estado com a educação e com a transformação de vidas por meio da alfabetização.
Com o objetivo de ampliar o acesso à educação para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de concluir o processo de alfabetização, as primeiras turmas terão suas aulas iniciadas na próxima segunda-feira, dia 17, além de novas turmas que serão formadas no início de março. Apesar de a quantidade de inscritos já ser considerada satisfatória, o processo de busca ativa continua para que mais pessoas não alfabetizadas possam ser identificadas e incluídas na ação.
Os municípios de Monte Alegre de Sergipe, Simão Dias e Poço Verde já atingiram 100% das inscrições, demonstrando o interesse da população pela iniciativa. A triagem dos inscritos vem sendo realizada com a finalidade de organizar as turmas de acordo com o perfil dos estudantes, garantindo um ensino adequado às necessidades de cada um.
A alfabetização da população é um passo essencial para o desenvolvimento social e econômico, permitindo maior autonomia e acesso a direitos fundamentais. Diante do início das atividades prestes a serem realizadas, o coordenador do programa, professor Everton Pereira, espera sensibilizar mais pessoas. “Estamos felizes com a proximidade do início das aulas e esperamos sensibilizar ainda mais pessoas sobre a necessidade de se aprender a ler e escrever. Já está tudo pronto para o início das aulas e sabemos que esse será um caminho de transformação na vida de cada estudante. Nosso compromisso é seguir fortalecendo a educação e ampliando as oportunidades para todos”, destacou.
Com a continuidade das inscrições e a formação de novas turmas, o programa segue firme no propósito de reduzir os índices de analfabetismo em Sergipe, garantindo mais inclusão e cidadania para a população.
Inclusão e aperfeiçoamento da educação sergipana
O Programa Alfabetiza Sergipe foi lançado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), no dia 16 de janeiro de 2025. Como prioridade, tem a alfabetização de jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos, além de oferecer a continuidade dos estudos por meio da matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para garantir o sucesso das ações, os formadores e articuladores do programa capacitam as equipes escolares, orientam sobre o processo de matrícula e estruturam as escolas que receberão as turmas.
Inicialmente, o programa busca alcançar até oito mil jovens e adultos não alfabetizados, de 34 localidades com maiores índices de analfabetismo, e terá estrutura para até 318 turmas de, no máximo, 25 alunos cada. A iniciativa tem parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela execução das formações e alinhamento pedagógico das aulas e das secretarias municipais de educação.