" name="description" />
A Prefeitura de Petrolina tem investido em ferramentas tecnológicas para facilitar a comunicação entre o município e os cidadãos. Uma das principais inovações dos últimos anos foi a criação do Petro Online, um sistema online que visa aproximar a administração municipal da população, garantindo agilidade e eficiência no atendimento das demandas da comunidade.
A ferramenta pode ser acessada através do site da Prefeitura, https://petrolina.pe.gov.br/ . O cidadão encontra de maneira simples a aba da ‘Ouvidoria’, por exemplo. Lá é possível registrar reclamações e sugestões, informar a localização exata do problema, inserir fotos ou vídeos, e não é obrigatório se identificar. O sistema ainda permite acompanhar o status da solicitação, garantindo assim maior transparência e confiança no processo.
Além disso, o Petro Online oferece também a possibilidade de consultar a viabilidade de uma construção; solicitar informações públicas sob aguarda do poder municipal; consultar a autenticidade e o andamento de ofícios recebidos; abrir requerimentos administrativos; consultar a autenticidade de intimações recebidas; entre outras informações. Esse tipo de interação online não só facilita a vida da população, como também contribui para a otimizar os serviços prestados pela Prefeitura.
Outro ponto importante do Petro Online é a sua contribuição para a transparência nas ações da Prefeitura. Com a plataforma, a população tem mais facilidade para acessar informações sobre os serviços prestados, e pode acompanhar o andamento de suas solicitações, a exemplo de denúncia de obras irregulares ou falta de algum serviço nas unidades básicas de saúde, segurança no bairro, entre outros. Isso fortalece a confiança entre a administração pública e os cidadãos, além de incentivar uma maior participação nas iniciativas do governo municipal.
A ferramenta também contribui para a redução de custos administrativos, uma economia de cerca de quase R$ 2 milhões por ano. O Petro Online automatiza os processos e evita o excesso de burocracia, permitindo uma utilização mais racional dos recursos públicos.