Desde o início do mês de janeiro, a Secretaria da Mulher de Caruaru (SEMU) tem recebido visitas de gestoras de outras cidades e estados para conhecer o trabalho de referência realizado no município. Durante essas visitas, as representantes têm conhecido mais sobre o funcionamento dos serviços e equipamentos que compõem a secretaria para replicar o exemplo do trabalho bem sucedido em seus respectivos municípios.
Em encontros realizados em Caruaru, as representantes de outras cidades puderam entender como funciona a rede de acolhimento às mulheres em Caruaru. Além disso, elas também puderam entender mais sobre os projetos de incentivo ao empreendedorismo feminino, de assistência social, de qualificação profissional e de enfrentamento e combate à violência contra a mulher, que é referência para todo estado de Pernambuco.
Durante as visitas, as gestoras puderam conhecer o prédio da SEMU, que fica no Centro da cidade, o prédio do Centro de Referência da Mulher Maria Neuma (CRM), equipamento fundamental no combate à violência contra a mulher, e o prédio do Centro de Qualificação Profissional (CQP), que oferta cursos e capacitações em diversas áreas para as mulheres.
“As gestoras e representantes de outras cidades vieram colher informações dos inúmeros serviços que são prestados aqui. Essas mulheres vieram conhecer as boas práticas da Secretaria da Mulher para que o nosso trabalho também possa contribuir com o delas se tratando de diversas áreas, seja no acolhimento, na formação, no incentivo ao empreendedorismo ou no enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou a secretária da mulher de Caruaru, Luana Marabuco.
A SEMU já recebeu visitas de gestoras das cidades de Vitória de Santo Antão, Arcoverde, Gravatá e Pesqueira, que tem como secretária da mulher a vice-prefeita Cilene Martins. Até o fim de fevereiro, a secretaria também vai receber visitas de representantes das cidades de Bezerros, Panelas, Cupira e Penedo, município do estado de Alagoas.