Um dos principais espaços culturais de Sergipe, o Complexo Cultural Gonzagão passará por um processo de revitalização a partir desta quarta-feira, 12. O restauro conta com um investimento de R$1,5 milhão e vai melhorar a acessibilidade e a pavimentação geral. A revitalização está sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e deve ser finalizada no mês de maio.
O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, detalhou o que será feito no espaço, como ajustes estruturais e melhoria da iluminação . “Trata-se de uma revitalização com o objetivo de trazer melhorias para o Gonzagão. Serão realizadas reformas estruturais, pinturas, reparação do telhado, melhoria da iluminação, entre outras demandas necessárias. Vamos regularizar a acessibilidade, botão de pânico e incêndio, estado de regularidade junto ao Corpo de Bombeiros, todas as adequações necessárias, não só do ponto de vista estético como funcional” , explica.
Durante o processo de revitalização, serão realizadas, ainda, manutenções nos sistemas hidráulico, elétrico, de abastecimento de água e de combate a incêndio. Também está prevista a criação de uma caixa acústica no palco e uma revisão completa do telhado.
O presidente reforçou a importância do complexo para a cultura do estado e o compromisso em reforçar a essência do local como espaço de valorização cultura. “O Gonzagão é um equipamento cultural muito importante para nosso estado, local que, de alguma forma, perdeu um pouco dessa essência, se tornando mais uma casa de show do que, de fato, um equipamento cultural. Queremos repensar o Gonzagão para um modelo cultural de oficinas, de espaço cultural e não mais de uma casa de show, fazer esse resgate da essência do Gonzagão”, destaca.
Sobre o Gonzagão
Instituído no dia 10 de setembro de 1990, o Gonzação é uma das unidades culturais vinculadas ao Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). Batizado em homenagem ao 'Rei do Baião', Luiz Gonzaga, grande nome da cultura nordestina, o Gonzagão rapidamente se consolidou como ponto de referência cultural no estado.
O espaço foi pensado como um centro multimeio dedicado à promoção de eventos culturais, cursos, apresentações de dança, música, folclore e outras manifestações populares, além de atividades voltadas para arte-educação e encontros que envolvessem toda a comunidade.
Desde a inauguração, com uma semana inteira de festividades e apresentações lotadas, o local passou a ser conhecido como a 'Casa do Forró Sergipano'. Ao longo de sua história, grandes artistas como Marinês, Clemilda, Dominguinhos e Erivaldo de Carira marcaram presença, encantando o público e ajudando a construir o legado desse espaço. Além das apresentações musicais, o Gonzagão também foi palco de eventos históricos, como a primeira encenação da Ópera do Milho e a realização de importantes concursos de quadrilhas juninas, tornando-se um dos mais tradicionais do estado.