Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PENesta quinta-feira (13) é celebrado o Dia Internacional do Preservativo. A Prefeitura..." name="description" />
Nesta quinta-feira (13) é celebrado o Dia Internacional do Preservativo. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e a gravidez indesejada. Para isso, o município oferece camisinhas masculinas e femininas gratuitamente nas 57 Unidades Básicas de Saúde e demais serviços da rede municipal.
O uso do preservativo é fundamental para prevenir doenças como AIDS, gonorréia, clamídia, tricomoníase e hepatite B. Além disso, manter a prevenção também oferece proteção contra a transmissão de herpes genital, vírus do papiloma humano (VPH) e sífilis. A Secretaria de Saúde reforça ainda que a camisinha é um método contraceptivo eficaz e seguro, e que sua utilização é fundamental para a saúde sexual e reprodutiva.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) podem se manifestar de diferentes maneiras, incluindo: feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele, aumento de ínguas, entre outros. A Secretaria esclarece ainda que ao apresentar qualquer um destes sinais ou sintomas, é necessário procurar um serviço de saúde, e o tratamento deve ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, evitando-se a automedicação.
É importante lembrar que algumas IST’s podem não apresentar sintomas, fazendo com que os exames regulares para detecção precoce e tratamento adequado se tornem ainda mais importantes. Em casos de exposição sexual desprotegida, as pessoas podem ter acesso a Profilaxia Pós Exposição (PEP), e esta deve ser iniciada em até 72h. Em Petrolina, este serviço acontece no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE), que fica na Rua Joaquim Nabuco, s/n, Centro e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.