Na última quinta-feira, 13, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), aconteceu o primeiro encontro da gestão municipal com representantes do Conselho Tutelar de Alagoinhas, Colegiado I (Centro) e II (Thompson Flores). Na reunião foram discutidas pautas sobre os direitos das crianças e adolescentes do município e também questões legais envolvendo direitos dos conselheiros.
“Estamos cumprindo as determinações do prefeito Gustavo Carmo de nos aproximarmos das entidades sociais de Alagoinhas e, assim, recebemos essa importante comissão de conselheiros tutelares da nossa cidade para conversarmos sobre o melhoramento para as suas respectivas funções além de temas relacionados à defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes, missão primordial do Conselho Tutelar de Alagoinhas. Vamos reforçar o nosso apoio, buscando investimentos e recursos para apoiá-los”, informou o secretário da Sedes, João Rabelo.
De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar, região do Centro, Cristimary Mendes, esse primeiro momento com a equipe da Sedes foi de acolhimento e fortalecimento das relações institucionais, pautadas nos direitos sociais dos conselheiros tutelares do município. “Esse diálogo foi para colocar em pauta a política de proteção da criança e do adolescente, bem como o funcionamento do Conselho Tutelar e a alteração da Lei Municipal 2.671/2023, com vista aos direitos sociais, que ainda não estão sendo contemplados em relação à nossa classe. Na ocasião, também discutimos o aumento salarial, com reajuste anual”, explicou a coordenadora.
Para Jucilene Barreto (Ninha), que também faz parte do Colegiado I, o encontro foi de apresentação e alinhamento das perspectivas dos conselheiros para com a Secretaria. “Demos as boas-vindas aos integrantes da Sedes e levamos as demandas do fluxo do nosso trabalho, além de reivindicarmos melhorias em relação aos nossos direitos. Sabemos da importância do órgão, mas precisamos também do reconhecimento do Conselho Tutelar. Estamos mantendo um excelente diálogo com o governo municipal, , porém, necessitamos de alteração da lei, através dos poderes Executivo e Legislativo. Enquanto conselheiros tutelares, que estamos na linha de frente, precisamos que os nossos direitos sejam reconhecidos. Na reunião, repassamos todas as demandas e agora estamos em processo de registrá-las, para reenviarmos esses documentos à Sedes”, pontuou.
Participaram da reunião os conselheiros tutelares do Colegiado I: Cristimary Mendes, Jucilene Barreto, Ivonildo Garcia, Thais Xavier e Andreia Carla. Já do Conselho Tutelar, Colegiado II, participaram Nilton Junior, Rosemary Cruz, Kricia Lanai, Emilia Santos e Simone Lima (suplente em exercício).