Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE14 de fevereiro é o Dia de Alerta Internacional da EpilepsiaNo dia de Alerta Internaci..." name="description" />
14 de fevereiro é o Dia de Alerta Internacional da Epilepsia
No dia de Alerta Internacional a Epilepsia, doença que provoca crises convulsivas recorrentes ao longo da vida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina, emite uma alerta sobre os primeiros socorros para estes casos. Em 2024, o setor de saúde atendeu a 645 chamadas, pelo 192, relacionadas a convulsões. Esse número reforça a importância de cuidados com esse tipo de ocorrência.
A epilepsia é uma doença com diversas causas que variam de acordo com o tipo e com a idade do paciente. Em crianças, por exemplo, a anóxia neonatal (falta de oxigênio no cérebro durante o parto) e os erros inatos do metabolismo (alterações metabólicas que existem desde o nascimento) são causas frequentes de epilepsia. Em adultos e idosos, por outro lado, a epilepsia é causada por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral ou AVC) e os tumores cerebrais estão entre as causas mais frequentes.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma crise convulsiva ou crise epilética, é definida como contrações involuntárias da musculatura corporal, provocando movimentos incontroláveis, podendo estar associada, ainda, a olhos voltados para cima, salivação excessiva e lábios azulados. A maioria das crises é autolimitada, ou seja, vai parar sozinha, e tem duração aproximada de até 5 minutos. O tratamento das crises convulsivas pode envolver o uso de medicamentos anticonvulsivantes, alterações no estilo de vida e, em alguns casos, cirurgia.
Dicas de primeiros socorros
– Mantenha a calma
– Coloque o paciente deitado de lado
– Anote o tempo de duração da crise
– Ligue para o SAMU
– Não tente conter os movimentos e não introduza objetos na boca da pessoa em crise
– Proteja a cabeça para evitar lesões devido pancadas
– Lembre-se que este episódio deverá parar sozinho dentro de alguns minutos