A manhã desta sexta-feira, 14, na Barra dos Coqueiros, foi o cenário de mais uma realização do 'Sergipe é aqui'. A população aproveitou todos os espaços com serviços da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Com a missão de promover a inclusão social e cidadania, a Seasic realizou uma série de ações que impactam diretamente na vida dos moradores do município.
“Por meio desses serviços, a Seasic tem levado apoio a quem mais necessita, com atenção especial às famílias em vulnerabilidade social. Um dos pilares da secretaria é promover a inclusão e a garantia dos direitos dessas populações”, destaca a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Codadania, Érica Mitidieri.
O programa do Governo do Estado tem como principal objetivo descentralizar os serviços públicos, levando diretamente aos municípios os atendimentos de diversas secretarias. Na Barra dos Coqueiros, os moradores têm acesso a diversas modalidades de apoio, como acolhimento social, cadastro e atualização no Cadastro Único, dentre outros programas voltados à inclusão e proteção social.
Nesta edição, a Seasic entregou 122 cartões do Programa Cartão Mais Inclusão - CMais, nas modalidades 'Cidadania' e 'Ser Criança'. A coordenadora do Cadastro Único/Bolsa Família da Seasic, Tatiana Müller, ressaltou o fortalecimento das políticas públicas de transferência de renda e auxílio financeiro, que cada vez mais são conhecidas e acessadas pela população.
“Esse recorde de atendimento tem muito a ver com a nossa divulgação, com o fortalecimento que a gente vem fazendo das políticas públicas, principalmente da atualização do Cadastro Único e do cartão CMais, além de ser um reflexo de como a população tem acessado de forma mais rápida os programas sociais de transferência de renda. Isso mostra o trabalho que a Seasic vem fazendo junto aos municípios, junto aos territórios, em locais onde as pessoas têm uma certa dificuldade de chegar na política pública, o que faz muita diferença na vida da população”, explica a coordenadora.
A mais nova beneficiária do cartão CMais Ser Criança, Stefany Válido dos Santos, conta que o benefício chegou em boa hora. “Tenho uma filha de oito meses, e o valor disponibilizado no cartão será de grande ajuda para complementar os gastos com alimentação”, disse.
Cidadania
Um dos pilares da Secretaria da Assistência Social é promover a inclusão das populações em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional - CIN Inclusiva - foi bastante procurado por pais e responsáveis de crianças atípicas, idosos e pessoas com deficiência (PCDs).
A mãe do pequeno Vinicius Grabriel, Milaine Teles de Santana, aproveitou a oportunidade do posto da CIN Inclusiva no 'Sergipe é aqui' para atualizar os documentos dela e do filho. “O atendimento é maravilhoso e muito acolhedor. É muito bom ter um espaço separado para atendimento de crianças atípicas, PCDs e idosos. O serviço também oportuniza que muitas pessoas tenham a oportunidade de fazer seus documentos perto de casa, e também um atendimento especializado, que leva o tempo da criança”, frisou.
Na Tenda da Diversidade, a diretora de Inclusão e Direitos Humanos, Isabel Ferreira, recebeu um grupo de servidores municipais da Barra dos Coqueiros para uma breve capacitação sobre as políticas da população LGBTQIAPN+. “A visita dos servidores foi muito proveitosa, porque conversamos sobre sobre políticas públicas voltadas para a população LGBT para que o município fomente, principalmente para eles que estão trabalhando na ponta, com o público em geral, a importância do acolhimento e o combate à LGBTfobia”, explica.
Serviços
A Seasic levou para a edição da Barra dos Coqueiros os serviços de apoio técnico do Cadastro Único; entrega de cartões de novas famílias contempladas com o programa CMais; atividades lúdicas e escuta qualificada com a Diretoria da Primeira Infância; vista às creches municipais; Espaço Diversidade; Inclusão pela Arte; CinePop; Roda de Conversa Intersetorial para fortalecimento do SUAS; Educação Alimentar e Nutricional; orientações sobre os programas PAA e Mão Amiga; oficina de hortas suspensas; CIN Inclusiva para pessoas com deficiência, idosos, pacientes em tratamento oncológico, autistas e pessoas com fibromialgia; exibição de filme e dinâmica com as crianças, dentre outras ações.