Pela primeira vez, a Barra dos Coqueiros, localizada a cinco quilômetros da capital, Aracaju, sedia a quarta edição do Verão Sergipe. Realizado na Praia da Atalaia Nova neste fim de semana, de 14 a 16 de fevereiro, o evento transformou a cidade em um centro de oportunidades que aquece a economia local. É o impacto positivo da movimentação turística no litoral sergipano ao atrair visitantes com uma programação que reúne shows artísticos e atividades esportivas.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, observa que a realização do Verão Sergipe na Barra dos Coqueiros contribui para a promoção turística da cidade. Segundo ele, a visibilidade do evento desperta o interesse dos visitantes, que passam a considerar o município da Região Metropolitana de Aracaju como destino não apenas durante o evento, mas ao longo de todo o ano. “Além da programação vibrante do Verão Sergipe, a Barra dos Coqueiros conta com praias paradisíacas e uma deliciosa gastronomia litorânea, cujos pratos à base de mariscos são bastante apreciados. Sem dúvida, esse evento, que acontece pela primeira vez na cidade, vai possibilitar a ampliação do potencial como destino turístico permanente”, explica.
Com a chegada de turistas e de moradores de municípios vizinhos, a demanda por hospedagem cresceu significativamente, beneficiando pousadas e hotéis. O empresário Vinicius Boana, que há três anos tem uma pousada na Barra dos Coqueiros, demonstra entusiasmo, pois o estabelecimento dele registrou aumento na ocupação, inclusive, nas reservas com antecedência. “Além das reservas para este final de semana, também disponibilizamos o café da manhã para as pessoas que não vão dormir na pousada, mas que agendaram esse nosso serviço previamente. O Verão Sergipe traz muita visibilidade para comerciantes e empresários, movimentando o turismo na cidade, pois é um evento com uma capacidade enorme, atrai muitos visitantes e engrandece a Barra dos Coqueiros”, considera.
Vendedores ambulantes, que se mantêm na informalidade, também vivenciam um expressivo aumento nas vendas em virtude do evento. É o que afirma o jovem Glener Ferreira, que, há mais de 15 anos, vai a eventos com a tia Maria do Carmo, muitas vezes até fora da capital, para vender bebidas, como refrigerante, cerveja e água mineral. “Tenho certeza de que, durante esta festa, o movimento vai dobrar, porque vem muita gente de fora pra curtir. Com a renda deste final de semana, vou pagar algumas contas e até guardar um pouquinho. É o que espero”, revela.
Pelo segundo ano consecutivo, o casal Maurício Ramon dos Santos e Aline dos Santos vai ao Verão Sergipe para comercializar pastéis. O sucesso de vendas deles em cidades que também sediaram o evento nesta nova edição os motivou a ir à Barra dos Coqueiros. “Esta festa acontecer aqui foi a melhor escolha do governador Fábio Mitidieri, porque é uma cidade bem próxima de Aracaju, onde moramos. Então, com certeza, vamos ter muito movimento, porque muita gente vem prestigiar”, disse Maurício, completando que a expectativa dele é de vender, em média, 250 pastéis por noite.
Outro setor de serviços que também se fortalece é o de motoristas de aplicativo, que registra aumento na procura. Ricardo Fabricio Santos, que trabalha há anos nesse ofício, disse que, como o evento é próximo à capital, a demanda de corridas é intensa. “Pretendo trabalhar até as primeiras horas da madrugada, porque Aracaju é do lado, pertinho. São viagens boas, com valor mais alto na madrugada. O Verão Sergipe faz girar a economia e ajuda quem trabalha com transporte a faturar mais”, frisa.
Verão Sergipe 2025
O Verão Sergipe 2025 é promovido pelo do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que visa o fortalecimento do turismo no interior do estado, proporcionando a geração de renda e a movimentação da economia em Sergipe.
PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
Sábado, 15 de fevereiro
21h – Reação
23h – Pato Fu
1h – Baianasystem
3h – Dilsinho