De forma lúdica e com muita alegria, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) iniciou nesta segunda-feira, 17, a Semana de Prevenção Infantil junto às crianças e responsáveis de beneficiários da instituição. Até a próxima quinta-feira, 20, a ação percorrerá as unidades da autarquia em Aracaju, levando atividades voltadas para a conscientização e formação de hábitos saudáveis, e com a missão de proporcionar mais saúde aos usuários mirins.
Com dicas de cuidado nas áreas da odontologia, nutrição e higienização das mãos, além da importância da vacinação, o primeiro ponto de parada da Semana de Prevenção Infantil foi a Pediatria do Ipesaúde, na sede matriz. "Estamos realizando a Semana da Prevenção Infantil, abordando alguns temas referentes à saúde bucal, nutrição e também a atualização do cartão vacinal", informou Luciene Rocha, enfermeira do Ipesaúde.
Luciene destacou ainda a importância da imunização infantil. "Com essa ação, estamos prevenindo ainda mais as crianças de algumas doenças infecciosas e contagiosas", pontuou a enfermeira.
Conhecimento com leveza
Além de profissionais da enfermagem, nutrição e odontologia, a Semana da Prevenção Infantil do Ipesaúde conta com a participação de voluntários da Trupe Palhaços de Propósito, levando descontração aos pequenos. Nos ambientes de saúde, o teatro infantil é uma ferramenta educativa que auxilia na transmissão de conhecimentos sobre temas como alimentação e higiene. A interação lúdica facilita a aprendizagem e torna o momento mais leve para as crianças.
De acordo com a coordenadora da Trupe, Soraia Paulon, que atua como ‘doutora Batata’, a metodologia lúdica é essencial para captar a atenção das crianças. "Já fazemos esse trabalho aqui no estado de Sergipe há sete anos e percebemos que, com uma forma lúdica, você consegue atingir o objetivo, principalmente com crianças. Brincando e levando uma informação de uma forma mais leve, os pais também participam e chegam mais perto”, reforçou.
Importância da conscientização
Para os pais, a iniciativa reforça hábitos saudáveis desde a infância. Juliane Araújo, mãe do beneficiário Theo Henrique, de um ano e seis meses, ressaltou a importância da conscientização sobre a higiene pessoal. "Incentivar as crianças à escovação, por exemplo, é uma coisa muito importante. A escovação desde os primeiros dias é fundamental porque, além de incentivar a coordenação motora da criança, mostra o cuidado no dia a dia. Meu filho já tem esse costume”, relatou.
Maria Betânia Andrade levou a filha Ana Vitória para uma consulta na Pediatria do Ipesaúde e fez questão de participar da iniciativa, destacando que ela ajuda a criar uma relação positiva das crianças com as consultas e prevenção. "Até para trazer a criança ao consultório, ela fica mais animada, não vem reclamando. Ana Vitória é a minha segunda filha e costumo deixar a vacina tudo em dia, porque é muito importante a prevenção. Ela escova os dentes com frequência, principalmente depois dos docinhos”, afirmou.
Confira a programação da Semana de Prevenção Infantil do Ipesaúde:
Terça-feira, 18/02, 9h
Centro de Endocrinologia e Diabetes - Praça Almirante Tamandaré, nº 75, bairro São José, Aracaju
Quarta-feira, 19/02, 9h
Centro de Terapias Integradas - rua Tênisson Ribeiro, 530, bairro Salgado Filho, Aracaju
Quinta-feira, 20/02, 9h
Centro Odontológico - Praça da Bandeira, nº 373, bairro Cirurgia, Aracaju