Integrantes da União das Associações de Moradores de Alagoinhas (UAMA) e da União das Associações Comunitárias Rurais de Alagoinhas (UARA) se reuniram com o prefeito Gustavo Carmo e o secretário de Governo, Anderson Baqueiro, para tratativas relacionadas ao funcionamento das duas instituições. As reuniões, realizadas em momentos distintos, aconteceram no Centro Administrativo Municipal (CAM), na manhã desta terça-feira, 18.
“Foi uma manhã importante, pois tivemos aqui um ciclo de reuniões com as direções da UAMA e da UARA. É o início do programa de estreitamento das relações entre a estrutura da Prefeitura e essas entidades, dentro da compreensão que temos, de que as associações de moradores urbanas e rurais são parceiras da gestão municipal, visto que elas identificam problemas a serem sanados e nos auxiliam também no melhoramento da administração da nossa cidade”, enfatiza Gustavo Carmo.
O prefeito aproveitou os encontros para revelar aos representantes das associações que a Prefeitura de Alagoinhas já montou uma força-tarefa composta por três eixos administrativos: a Secretaria de Governo, responsável pela Diretoria de Articulação; a Superintendência de Orçamento Participativo e a Ouvidoria.
“Além do meu trabalho ao lado dos cidadãos, teremos também essas três linhas atuando diretamente no dia a dia das associações. Já estamos programando um dia da semana para receber cada presidente de associação, em reuniões especiais, e já comunicamos aos nossos secretários que atendam essas lideranças, sempre que contatados”, reitera o prefeito.
Diálogo concretos
Trazendo demandas de ordem estrutural e de manutenção do prédio onde funciona a UAMA e a segurança patrimonial, além de outras pautas como Reurb e cepeamento de ruas e avenidas, o presidente da União das Associações de Moradores de Alagoinhas, Amarildo Tavares Carvalho (que também preside a Associação de Moradores do Jardim Petrolar), considerou imprescindível o contato com a Prefeitura.
“Nossa reunião foi bastante produtiva, e o prefeito se mostrou atencioso aos nossos anseios enquanto presidentes de associações de moradores. Essa união – administração pública de Alagoinhas mais as associações – certamente será algo proveitoso para o desenvolvimento da nossa cidade”, avalia Amarildo.
Enquanto a UARA aguarda a eleição de um novo presidente, as decisões da entidade estão sendo tratadas por uma comissão formada pelos representantes de cada localidade da zona rural de Alagoinhas. Durante o encontro de hoje, eles apresentaram um documento propositivo com solicitações em diversas áreas, que vão desde questões estruturais até a realização de cursos e formações para jovens da zona rural.
“Entregamos demandas às secretarias e recebemos um retorno positivo do prefeito, que nos informou que, dentro do possível, e amparado pelas condições do orçamento do Município, deve atender às nossas solicitações. Foi um encontro proveitoso, agora iremos repassar o que conversamos aqui aos demais membros da UARA, que não puderam comparecer”, relata José Linaldo dos Santos, integrante da comissão das Associações Comunitárias Rurais de Alagoinhas.
Em contato direto com a população
O secretário municipal de Governo, Anderson Baqueiro, participou dos dois encontros e destacou como a Prefeitura pretende intensificar a parceria com as associações de moradores e demais instituições de representação popular.
“O prefeito Gustavo Carmo está mais próximo das entidades e associações, e seu desejo é colocar a Prefeitura dialogando com essas instituições, realizando um processo mais eficiente de escuta. Com isso, estamos fortalecendo as articulações, como o Orçamento Participativo e a Ouvidoria, para que estejamos próximos das pessoas, colhendo suas demandas e, gradativamente, promovendo soluções”, conclui Baqueiro.