A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância e da Secretaria de Educação e Esportes, sediou, nesta terça-feira (18), a Escuta Regional do Agreste Central para a construção do Plano Decenal da Primeira Infância de Pernambuco. A iniciativa foi do Governo do Estado, em parceria com a gestão municipal.
A ação foi conduzida em conjunto com a Comissão Interinstitucional para Planejamento e Elaboração do Plano Decenal da Primeira Infância de Pernambuco (CIPPI), órgão vinculado ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que reúne secretarias estaduais e organizações da sociedade civil.
O evento teve como objetivo garantir que as políticas públicas para a Primeira infância sejam formuladas com base nas necessidades reais das crianças e suas famílias, considerando as particularidades de cada região do estado. Mais de 40 municípios participam do evento e durante a escuta, profissionais da educação, saúde e assistência social, além de gestores públicos, familiares e comunidades, poderão compartilhar experiências, desafios e sugestões. A intenção é identificar demandas e potencialidades para fortalecer ações que promovam o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos.
“Hoje, aqui em Caruaru, nós temos uma secretaria que tem como missão realizar todas as metas do PMPI de modo intersetorial. Ou seja, todas as secretarias de Caruaru hoje estão ligadas e de mãos dadas para a gente garantir os direitos das nossas crianças. Mas nós não vamos conseguir isso se não pensarmos juntos. Precisamos refletir. Então, Pernambuco está de parabéns de nos proporcionar este momento para que a gente possa pensar e planejar em como vamos construir um plano para garantir todos esses direitos”, destacou a secretária da Primeira Infância, Iracleide Araújo.
Caruaru foi escolhida para sediar o evento por ser referência nas políticas voltadas à primeira infância. Em 2024, o município inaugurou o Centro de Referência, Formação e Pesquisa da primeira Infância e instituiu a Secretaria Executiva da Primeira Infância, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento infantil. Com a participação ativa da sociedade, a expectativa é que o plano decenal contribua para a construção de um futuro mais justo e igualitário para as crianças pernambucanas.