O atual presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, se deparou com duas notícias que podem prejudicar seu legítimo desejo de permanecer no comando estadual da legenda.
O diretório nacional do PT decidiu que as eleições para eleger os comandos estadual e municipal serão pela via direta. Todos os filiados irão votar. Lembrando ao caro e atento leitor que somente os diretórios municipais tinham essa modalidade de votação.
A outra notícia diz respeito a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou que o diretório estadual do PT torne a destituição do diretório de Itabuna nula. A ala do PT ligada ao ex-prefeito Geraldo Simões impetrou um mandado de segurança na instância máxima da Justiça Eleitoral.
O PT de Itabuna volta a ser presidido por Jaques Moreira, aliado de Geraldo Simões. Outro lembrete é que Valadares ficou contra ao PT ter candidatura própria na sucessão de Augusto Castro (PSD). Nessa missão, foi um aliado do deputado Rosemberg Pinto, líder do governo Jerônimo Rodrigues no Parlamento estadual.
Quem aparece como adversário de Valadares é o ex-ceplaqueano Everaldo Anunciação, que já foi presidente estadual do PT, realizando um bom trabalho, mais especificamente no tocante as bases do lulopetismo da Boa Terra, a de todos os santos e orixás.
Everaldo, da corrente Construindo um Novo Brasil, elogiou a decisão do Diretório Nacional: "Na votação por meio de congresso partidário não existe essa representatividade. Essa sempre foi uma reivindicação da base do PT", declarou Everaldo.
Questionado sobre o mandato de Valadares no comando do PT, Everaldo "mordeu" e "assoprou" seu eventual adversário, que ainda não decidiu se vai disputar a reeleição, marcada para julho do corrente ano.
Everaldo assoprou quando disse que o companheiro "tem dado sua contribuição", obviamente se referindo ao PT. Mordeu quando insinuou que a base está sendo relegada a um segundo plano : "O partido vive um momento em que precisa consolidar a relação com a base, não apenas por meio da internet, mas fisicamente".
Para Everaldo Anunciação, o companheiro Éden Valadares é um presidente, digamos, virtual. O atual dirigente é muito próximo do senador Jaques Wagner. Não se sabe como irá se comportar o ministro Rui Costa diante da disputa pelo comando estadual do PT.
COLUNA WENSE, QUARTA-FEIRA, 19.02.2025
Marco Wense - Itabunense, Advogado e Articulista de Política. Assina a Coluna Wense, publicada diariamente em vários sites e blog da Bahia.
Coluna Marco Wense/PÁGINA DE POLÍCIA, clique na IMAGEM e acompanhe suas últimas publicações: