Representantes da Prefeitura de Alagoinhas receberam, na manhã desta quinta-feira, 20, uma equipe da sede regional do Sebrae para apresentação do programa Cidade Empreendedora, iniciativa que propõe uma cooperação com a gestão pública para direcionar e acelerar o processo de desenvolvimento econômico e social do município. O encontro, que ocorreu no Espaço Colaborar, contou com a participação dos secretários Ricardo Sales, de Eficiência e Ação Governamental, Deraldo Carlos, de Desenvolvimento Econômico e Emprego, e Rita Bastos, de Educação, além do assessor da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, André Freire. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (Acia), Jorge Felix, também participou representando a entidade.
De acordo com o gerente regional do Sebrae, Rogério Teixeira, o objetivo do programa é favorecer o desenvolvimento econômico do município com capacitação, consultorias e treinamento em diferentes eixos. Dentre as possibilidades apresentadas, estão a inclusão da educação empreendedora no Ensino Fundamental, atuação direta com o setor empresarial da cidade a fim de melhorar a qualidade de serviços e produtos, capacitação dos produtores rurais para que desenvolvam habilidades empreendedoras a partir dos produtos que cultivam e ainda consultoria para a gestão municipal na área de compras públicas.
“Alagoinhas é estratégica para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. A importância da cidade faz com busquemos elevar o nível de empreendedorismo e da geração de negócios. Nós analisamos o plano de governo do prefeito Gustavo Carmo e identificamos os pontos em que podemos contribuir. O Sebrae é só uma ferramenta, uma parte do elo que pode trazer mais desenvolvimento, mais emprego e oportunidades, aumentando ainda mais o potencial que Alagoinhas já tem”, avalia Teixeira.
Após a primeira reunião, o secretário Ricardo Sales destacou a importância de estreitar laços institucionais que resultem em ganhos para o município. “Esse primeiro encontro foi importante para observarmos de que forma o programa Cidade Empreendedora pode ser proveitoso para Alagoinhas. Vimos possibilidades em setores importantes que fazem parte da nossa matriz produtiva. Trata-se de uma parceria positiva para fomentarmos o desenvolvimento, não apenas local, mas também regional”, afirma.
Ricardo explica que, a partir do que foi discutido na reunião, o Sebrae irá elaborar uma proposta com um plano de ação do programa específico para Alagoinhas. A partir daí, a Prefeitura dará seguimento às tratativas para a implantação do Cidade Empreendedora.