Chegou ao fim, nesta sexta-feira, 21, o segundo módulo do curso de capacitação em Petróleo e Gás, que teve o objetivo de fortalecer o setor, capacitar servidores públicos estaduais e qualificar a mão de obra local. Com o tema “Gás Natural: Dos Fundamentos à Prática”, o curso foi promovido pelas Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo e em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit).
Ao longo do módulo, que ocorreu entre os dias 19 e 21, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o setor de petróleo e gás com foco no uso do gás natural. A formação visa contribuir diretamente para a capacitação dos profissionais que atuam nas esferas públicas e, assim, gerar um impacto positivo no desenvolvimento do setor energético do estado.
Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a capacitação dos servidores públicos é essencial para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor energético. “Esta iniciativa reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento do setor e a qualificação dos agentes da administração estadual na preparação para o novo momento que Sergipe inicia”, enfatiza.
Uma das participantes do curso, a diretora técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/Se), Carla Xavier, destacou que a formação foi um importante investimento do Governo do Estado, oferecendo aos servidores uma visão mais ampla sobre o setor de petróleo e gás. “Compreender essa área é essencial, pois envolve não apenas a exploração, mas toda uma infraestrutura que impacta diretamente o desenvolvimento do estado”, completa.
O representante da Assessoria de Planejamento (Asplan) da Sedetec, Roberto Galvão, que também participou da capacitação, explica que este módulo foi focado no âmbito do gás e que teve a oportunidade de aprender sobre suas propriedades e como é extraído. “Essa iniciativa do governo faz parte de uma trilha de capacitação que a Sedetec tem implantado, com mais cursos programados, especialmente aproveitando as novas oportunidades que o gás natural traz para o nosso estado", salienta.
Capacitação em andamento
A qualificação dos servidores públicos será composta por outros quatro módulos, somando 120 horas/aula presenciais, ministrados por professores renomados em suas respectivas áreas. Estão previstos ainda para 2025 os módulos sobre ‘Riscos e segurança nas atividades de petróleo e gás’; ‘Mercado do gás natural’; ‘Tributação nos negócios do setor de gás natural; e por fim, ‘English For Oil & Gas’.