Visando tomar medidas preventivas devido à aproximação do período chuvoso na cidade de Candeias, que corresponde entre março e junho, que o prefeito do município, Eriton Ramos, acompanhando dos técnicos da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, fizeram uma visita técnica, na manhã desta sexta-feira (21), ao órgão da Codesal (Defesa Civil), em Salvador.
A CODESAL é referência em ações de contingência e prevenção de risco provocado por situações climáticas.
Na oportunidade, o prefeito foi recebido pelo diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo, e boa parte da equipe, a exemplo do geólogo Adenilson Júnior; do coordenador de ações de contingência, Francisco Costa e Alana Souza responsável pelo Centro de Monitoramento de alerta e alarme da DC (CEMADEC).
Eriton e os servidores puderam entender e conhecer as principais formas de trabalho do órgão da capital, tanto na parte prática como na teórica. O aparato tecnológico, utilizando aplicativos, mensagens de texto e outros meios das redes sociais facilitam o trabalho de informação entre a CODESAL e a comunidade.
“Foi importante essa visita para que nós possamos conhecer todas as formas de trabalho e adequar à nossa realidade em Candeias. No entanto, o trabalho preventivo já começou com abertura de córregos e limpeza de galerias; cobertura de áreas de riscos com lona e trabalho de conscientização da população”, explicou Eriton.
Candeias conta com 29 áreas de riscos, todas devidamente identificadas e monitoradas de perto pela equipe de DC de Candeias. Para isso, o prefeito montou uma equipe de trabalho formada pelas secretarias de Obras, Social, Saúde, Manutenção e Governo para auxiliarem a Defesa Civil em qualquer emergência durante todo o ano.
“Vamos investir não só em pessoal, mas também em tecnologia e demais ferramentas que possam auxiliar a Defesa Civil em relação às questões climáticas em nossa cidade”, encerrou Eriton.
Estiveram acompanhando o prefeito na visita técnica o secretário Adejair Estevam (Ordem Pública); o subsecretário de Ordem Pública, Abdoral Júnior e o superintendente da pasta, Jackson Andrade.